Ferramentas de monitoramento e avaliação : uma aplicação no Instituto Federal de Brasília

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNunes, André-
Autor(es): dc.creatorSouza, Daniel Soares de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-22T12:20:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-22T12:20:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-07-04-
Data de envio: dc.date.issued2016-07-04-
Data de envio: dc.date.issued2016-07-04-
Data de envio: dc.date.issued2016-04-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/20860-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.26512/2016.04.D.20860-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/801590-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, Mestrado Profissional em Gestão Pública, 2016.-
Descrição: dc.descriptionA avaliação de políticas públicas tem por finalidade subsidiar os gestores servindo como uma ferramenta de diagnóstico na intenção de não tão somente corrigir eventuais erros, como também validar e dar credibilidade às ações e recursos investidos em determinada intervenção governamental. Esta pesquisa trabalhou no desenvolvimento de instrumentos que mensurassem o desempenho dos cursos técnicos, nos Institutos Federais da Rede Federal de Ensino, tendo como objeto de estudo de caso o Instituto Federal de Brasília – IFB, através da construção de índices. Os índices são compostos por um conjunto de indicadores, que pretendem representar uma proxy da eficácia e eficiência dos respectivos cursos. Os resultados apontam que, a eficácia do IFB, de modo geral, está bem abaixo do esperado. Os melhores resultados foram obtidos nos Campi Riacho Fundo e São Sebastião. Entre os índices construídos e analisados, o que se mostrou mais efetivo foi o auxílio permanência, que, claramente influencia o alcance das metas de eficácia da instituição.-
Descrição: dc.descriptionThe evaluation of public policies is intended to subsidize managers serving as a diagnostic tool in the intention not only as correct any errors, as well as validate and give credibility to the actions and resources invested in certain government intervention. This research worked on the development of instruments that should measure the performance of technical courses, the Federal Institutes of Federal Education Network, with the case study object the Federal Institute of Brasilia - IFB, by building indexes. The indexes are composed of a set of indicators which are intended to represent a proxy for the effectiveness and efficiency of their courses. The results show that the effectiveness of IFB, in general, is well below expectations. The best results were obtained in Campi Riacho Fundo and São Sebastião. Among the indexes developed and analyzed, which was more effective was the assistance permanence, which clearly influences the scope of the institution's efficiency targets.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectEficácia no ensino-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação de curso-
Palavras-chave: dc.subjectEducação profissional e tecnológica-
Palavras-chave: dc.subjectInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília-
Título: dc.titleFerramentas de monitoramento e avaliação : uma aplicação no Instituto Federal de Brasília-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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