O pensamento dos gestores municipais sobre a ouvidoria como um potencial instrumento de gestão participativa do SUS

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSilva, Raelma Paz-
Autor(es): dc.creatorJesus, Elizabeth Alves de-
Autor(es): dc.creatorRicardi, Luciani Martins-
Autor(es): dc.creatorSousa, Maria Fátima de-
Autor(es): dc.creatorMendonça, Ana Valéria Machado-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-22T12:18:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-22T12:18:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2016-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/30187-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/0103-1104201611006-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/800714-
Descrição: dc.descriptionO estudo, de abordagem qualitativa, buscou, a partir do discurso de gestores municipais de saúde, identificar potencialidades à participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como compreender como esses gestores utilizam a ouvidoria para a tomada de decisão. Foram entrevistados 12 gestores, de quatro regiões do País, com posteriores transcrição e análise de discurso. Entendendo a participação como direito constitucional, as ouvidorias do SUS têm papel fundamental para a gestão, pois estimulam a participação individual do usuário e, em contrapartida, possibilitam ao gestor conhecer a opinião da população a respeito das ações e dos serviços de saúde ofertados no município.-
Descrição: dc.descriptionThe study, of qualitative approach, aimed, from the discourse of municipal health managers, to identify potential for the community participation in the management of the Brazilian Unified Health System (SUS), as well as understand how these managers use the ombudsman for decision-making. Were interviewed 12 managers, from four regions of the Country, with subsequents transcription and speech analysis. Understanding participation as constitutional right, the ombudsmen of the SUS have key role in the management, because they stimulate the individual participation of the user and, in counterpart, enable the manager to know the opinion of the population regarding the actions and health services offered in the municipality.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Ciências da Saúde (FS)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Saúde Coletiva (FS DSC)-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCentro Brasileiro de Estudos de Saúde-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsSaúde em Debate - Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-11042016000300081&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 6 mar. 2018.-
Palavras-chave: dc.subjectPacientes-
Palavras-chave: dc.subjectParticipação social-
Palavras-chave: dc.subjectGestão em saúde-
Título: dc.titleO pensamento dos gestores municipais sobre a ouvidoria como um potencial instrumento de gestão participativa do SUS-
Título: dc.titleThe thought of municipal managers about the ombudsman as a potential tool of participatory management of the SUS-
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