Sertão e Savana : forma literária e processo histórico em contos de Bernardo Élis e de Mia Couto

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Autor(es): dc.contributorBergamo, Edvaldo Aparecido-
Autor(es): dc.creatorSilva, Marcos Vinicius Caetano da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-22T12:14:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-22T12:14:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-07-19-
Data de envio: dc.date.issued2017-07-19-
Data de envio: dc.date.issued2017-07-19-
Data de envio: dc.date.issued2017-03-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/23849-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.26512/2017.03.D.23849-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/799237-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2017.-
Descrição: dc.descriptionO trabalho apresenta uma leitura comparativa de contos selecionados do escritor brasileiro Bernardo Élis (1915-1997) e do autor moçambicano Mia Couto (1955), considerando como fundamentos da análise crítica as conformações dialéticas campo e cidade, litoral e sertão, mito e religiosidade, razão e loucura, para figurar os impasses da formação nacional do Brasil e de Moçambique. Esses enfoques contrastivos revelam a complexidade dos dilemas históricos dos países em causa, apreendidos na forma artística do conto, de modo a problematizar literariamente os desafios oriundos do subdesenvolvimento e do antigo domínio colonial: um passado que continua a repercutir no presente de tais nações periféricas como história viva.-
Descrição: dc.descriptionThis paper presents a comparative analysis of selected short stories of the brazilian writer Bernardo Elis (1915-1997) and of the mozambican writer Mia Couto (1955), considering the acknowledgements of the country and the city, the shore and the hinterland, the myth and the religiosity, the reason and the madness as arguments that reveal the complexities of historic dilemmas of refered countries seized into art form of short story as a way to question the literature about the challenges originated from underdevelopment and from old colonial domain: a past that keeps resounding at these peripheral nations at current time as living History.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectCouto, Mia, 1955--
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura moçambicana-
Palavras-chave: dc.subjectÉlis, Bernardo, 1915-1997-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura brasileira-
Palavras-chave: dc.subjectContos - análise-
Título: dc.titleSertão e Savana : forma literária e processo histórico em contos de Bernardo Élis e de Mia Couto-
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