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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Günther, Hartmut | - |
Autor(es): dc.creator | Sousa, Cleide Maria de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-22T12:11:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-22T12:11:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-02-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-02-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-02-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-11-02 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/9961 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/798008 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2011. | - |
Descrição: dc.description | O comportamento de descarte de lixo em ambientes semi-públicos, especificamente a praça de alimentação de shoppings, foi estudado a partir de três estudos empíricos, com base na teoria da norma social. O Estudo 1 descreveu, por meio de survey, qual é a norma compartilhada para descarte de resíduos, além das justificativas alegadas para se limpar ou abandonar bandeja e resíduos na mesa. O Estudo 2 investigou a relação entre a norma pessoal e comportamento manifesto, combinando auto-relato e observação direta do comportamento. O Estudo 3 testou, a partir de delineamento quase-experimental, a saliência da norma pessoal e social, por meio de prompts, para se reduzir a frequência de descarte inadequado de lixo. Os resultados demonstram que descarte de lixo é reconhecido como uma conduta normativa e a norma pessoal parece ser uma condição antecedente importante para agir de acordo com ela. Embora o comportamento mais comum na situação seja abandonar bandeja resíduos na mesa, a saliência da norma (pessoal e injuntiva) resultou em significativa mudança, invertendo o padrão de conduta inicialmente observado. A complexidade do tema reforça a necessidade de estudos multimétodos, com ênfase em medidas não reativas. As limitações conceituais e teóricas identificadas no enfoque normativo reforçam a necessidade de estudos multiteóricos, associando os enfoques cognitivo e behaviorista, para o estudo do comportamento de descarte de resíduos sólidos urbanos. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | Three empirical studies were conducted to study littering in a semi-public urban environment, that is, a shopping mall food court. Two theoretical perspectives were used: The norm activation theory and the focus theory of normative conduct. Study 1: A survey to determine the shared norms for waste disposal in the environment, as well of the justifications given for cleaning up or leaving trays on the tables. Study 2: Analyzed the realationship between personal norms and actual behavior through a combination of observation and self-report. Study 3: An emperical study using an ABACA design of the salience of personal and social norms on the reduction of the frequency of littering. Results indicate that waste disposal is recognized as a normative behavior and that the personal norms are an important antecedent condition. The complexity of the behavior studied reinforces the need for multi-method studies, with an emphasis on non-reactive measures. Given the conceptual and theoretical limitations identified in the normative perspective, the data analysis was extended to include the perspective of applied behavior analysis, arguing that multi-theoretical studies joining cognitive and behavioral perspective be used in the study of solid waste removal in urban environments. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comportamento - avaliação | - |
Título: dc.title | Como, logo corro : sobre deixar o lixo em espaços semi-públicos urbanos | - |
Título: dc.title | I eat and run : About littering in semi-public urban environments | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
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