A escuta e a percepção na construção da expressão sonora na linguagem audiovisual

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Autor(es): dc.contributorSilva, Gustavo De Castro Da-
Autor(es): dc.creatorFernández, Olivia Hernández-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-22T12:07:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-22T12:07:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-17-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-17-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-17-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48969-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/796527-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2023.-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação busca investigar como os processos da escuta e da percepção sonora podem auxiliar a construção consciente de sentidos em uma obra audiovisual. A pesquisa teórica apoia-se na análise de sequências de filmes e auxilia-se no uso da análise espectral sonora para a compreensão dos parâmetros técnicos que viabilizam as escolhas criativas e narrativas da trilha sonora. A manipulação dos parâmetros físicos e acústicos do som é apresentada como recurso narrativo de construção de sentidos e de percepções no espectador. A pesquisa se localiza na intersecção entre a comunicação e a psicologia da percepção, e colabora com reflexões teóricas e práticas que permitem o desenvolvimento do som na linguagem audiovisual.-
Descrição: dc.descriptionConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation seeks to investigate how the processes of listening and sound perception can help the conscious construction of meanings in an audiovisual work. Theoretical research is based on the analysis of film sequences and assists in the use of sound spectral analysis to understand the technical parameters that enable the creative and narrative choices of the soundtrack. The manipulation of the physical and acoustic parameters of sound is presented as a narrative resource for the construction of senses and perceptions in the spectator. The research is located at the intersection between communication and the psychology of perception, and collaborates with theoretical and practical reflections that allow the development of sound in the audiovisual language.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Comunicação (FAC)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Comunicação-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem audiovisual-
Palavras-chave: dc.subjectSom-
Palavras-chave: dc.subjectEscuta-
Palavras-chave: dc.subjectPercepção auditiva-
Título: dc.titleA escuta e a percepção na construção da expressão sonora na linguagem audiovisual-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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