A Licenciatura em Educação do Campo no estado de Roraima : contribuições para a escola do campo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMolina, Mônica Castagna-
Autor(es): dc.creatorSantos, Silvanete Pereira dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-22T12:07:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-22T12:07:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-21-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-21-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-20-
Data de envio: dc.date.issued2018-03-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/32676-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/796517-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2018.-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa foi realizada na Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Roraima. O objetivo é analisar em que medida o processo formativo desenvolvido pela Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Roraima contribui para formação de professores capazes de desencadear processos formativos de transformação da escola atual, a partir da formação por área do conhecimento, da alternância, da gestão de processos educativos escolares e da gestão dos processos educativos comunitários. Tem como tese a defesa de que essa licenciatura, a partir da formação por área do conhecimento e da formação por alternância, tem a possibilidade de transformar a forma escolar atual, vinculando-se ao projeto histórico da classe trabalhadora camponesa, fortalecendo a escola do campo e suas comunidades, bem como promovendo a produção de conhecimento nesses territórios, com o protagonismo do campesinato. Para investigar o problema de pesquisa e postular a tese apresentada, utilizamos os seguintes autores como referencial teórico: Molina e Sá (2011) e Caldart (2009; 2011, 2012), que orientaram a reflexão acerca da Educação do Campo, das Licenciaturas em Educação do Campo e da formação por área de conhecimento; Marx e Engels (2009), com o materialismo histórico dialético; e Gramsci (1982; 2001) e Pistrak (2000), com a discussão da escola que se apresenta como espaço de formação dos intelectuais da classe trabalhadora. Para estudar o problema, utilizamos a abordagem qualitativa e, como método de produção e interpretação dos dados, foi utilizado o materialismo histórico dialético, a partir das categorias: totalidade, contradição, historicidade, emancipação e trabalho. Quanto aos instrumentos de pesquisa para produção dos dados, foi utilizada a entrevista individual. Como resultados, o contexto da pesquisa apontou a potencialidade da Licenciatura em Educação do Campo de contribuir para o fortalecimento das Escolas de Educação Básica do Campo, a partir da inserção dos estudantes, da alternância e dos seus diferentes tempos formativos, da formação por área do conhecimento, da vinculação com o campesinato e com o protagonismo dos sujeitos do campo. Para isso acontecer de forma pedagógica, a pesquisa apontou alguns elementos necessários em termos de ajustes no Projeto Pedagógico de Curso e na organização do trabalho pedagógico. Sobre o trabalho pedagógico, ficou evidente a necessidade de formação específica para o corpo docente da licenciatura para praticar a pedagogia da alternância, bem como para atuar como docentes na perspectiva da formação por área do conhecimento, ou seja, docência multidisciplinar. No que se refere à prática da alternância, identificamos a necessidade de melhor organização e planejamento das atividades do Tempo Comunidade, incluindo, nesse item, o estágio curricular. Sobre a vinculação com o projeto histórico da classe trabalhadora camponesa e o protagonismo dos sujeitos do campo, faz-se necessária uma maior aproximação da licenciatura com as grandes temáticas do campo, tais como: questão agrária, reforma agrária, agroecologia, políticas públicas, soberania alimentar, entre outras. Quanto ao papel político e pedagógico dos movimentos sociais e sindicais do campo para o fortalecimento das escolas nas comunidades rurais, na defesa do direito dos camponeses ao acesso à educação em todos os níveis, para o não fechamento das escolas do campo e na luta por políticas públicas para o desenvolvimento do meio rural, é necessária uma melhor compreensão dos sujeitos da licenciatura quanto ao papel pedagógico dos mesmos na construção da identidade de camponês para os sujeitos do campo. Sobre a transformação da forma escolar, no que se refere às escolas do campo, a partir da produção de um conhecimento que possa fortalecê-las, a pesquisa indicou caminhos e possibilidades para essa finalidade. Os dados evidenciaram que os sujeitos da escola do campo confiam no trabalho da licenciatura e esperam muito mais ações do que as que têm acontecido até então. Além disso, ficou evidente que a escola está aberta ao diálogo e ao estreitamento dos laços com a universidade para aprimorar a formação dos estudantes da licenciatura e da escola. A pesquisa assinalou a alternância como um dos elementos da licenciatura com maior potencial tanto para o fortalecimento dos vínculos entre a universidade no processo de formação de professores com a escola de educação básica do campo quanto para o acesso e a permanência dos camponeses no nível superior, bem como para o desenvolvimento de ações comunitárias nas bases.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).-
Descrição: dc.descriptionThis research was made in the graduation in Rural Education of the Federal University of Roraima. It has the thesis to uphold that this licenciate, from the graduation through knowledge area and alternate graduation, has the possibility to change the current format of the school, linking to the historical project from the working farmer class, strengthening the farmer school and its communities, such as improving the knowledge production in these areas, with the mainstay of the peasantry. The goal is to analyze to what extent the formative process developed by Graduation in Rural Education at Federal University of Roraima provided to the graduation of teachers, who are able to initiate graduation processes of transformation of the current school, from the formation by the knowledge area, from alternation, from the management of school educational processes and from the management of the community educational processes. To investigate the problem of the research and postulate the presented thesis, we studied the following authors as a theoretical reference: Molina e Sá (2011) and Caldart (2009; 2011, 2012), who oriented the reflection about the Rural Education, about the Graduation in Rural Education and the graduation through the knowledge areas; Marx e Engels (2009), with the historical materialism dialectical; and Gramsci (1982;2001) and Pistrak (2000), with the argument that the school is presented as a field of graduation of intellectuals from the working class. To study the problem, we use the qualitative approach and, as a production and comprehension of data method, it was used the historical materialism dialectical, from the categories: totality, contradiction, historicity, emancipation and labor. For the research instruments to develop data, it was used the individual interview. As results, the context of the research pointed out the potentiality of the Graduation in Rural Education, from the insertion of the students, from alternating and its different graduation periods, from the graduation through knowledge area, from the connection to the peasantry and with the mainstay of the individual from the field. So that it can happen in a pedagogical way, the research pointed out some necessary elements in terms of adjustment in the Pedagogical Project of the Course and in the organization of the pedagogical work. About the pedagogical work, it was clear the necessity of specific graduation to the docent team in graduation to practice the alternate pedagogy, as well as to act as docents in the perspective of the graduation though the knowledge area, that is multidisciplinary teaching. Referring to the alternate practice, we identified the necessity to improve the organization and planning of the activities in the community, including, in this item, curricular stage. About the linking with the historical project of the working field class and the mainstay of the individuals from the field, it is essential a greater approach of the licentiate in bigger thematic about the field, such as: agrarian question, sustainable development, more highlighted arguments about the agroecology proposal, public politics, among others. Concerning the political and pedagogical role of the social and trade unions movements at the field to strengthen the schools in the rural communities, in the defense of the peasants rights to access the education in all levels, not to close the rural schools and the struggle for public political for the development or the rural field, it is necessary a better comprehension of the licentiate individuals as their pedagogical role of the social movements in the rural identity building to the field individuals. Concerning the transformation of the school format, regarding rural schools, from a production of knowledge that can strength them, the research pointed out ways and possibilities with this goal. The data evidenced that the individuals in the rural school trust the work of the graduation and hope for many more actions than the ones that happened so far. Above and beyond, it was clear that the school is opened to dialogue and to narrow the ties with the university to improve the graduation of the licentiate students and the school. The research revealed that the alternation as one of the graduation elements with larger potential either to strength the oath between the university in the process of teacher graduation with the basic school education in the field or to access and continuing of peasants in the superior level, as well as to develop community actions in the bases.-
Descrição: dc.descriptionEsta investigación se ha realizado en la Licenciatura en Educación del Campo de la Universidad Federal de Roraima. El objetivo es analizar en qué medida el proceso formativo desarrollado por la Licenciatura en Educación del Campo de la Universidad Federal de Roraima contribuye para la formación de profesores capaces de desencadenar procesos formativos de transformación de la escuela actual, a partir de la formación por área de conocimiento, de la alternativa, de la gestión de procesos educativos escolares y de la gestión de los procesos educativos comunitarios. Tiene como tesis la defensa de que esa licenciatura, a partir de la formación por área de conocimiento y de la formación por alternancia, tiene la posibilidad transformar la forma escolar actual, vinculándose al proyecto histórico de la clase trabajadora campesina, fortaleciendo la escuela del campo y sus comunidades, bien como promoviendo la producción de conocimiento en eses territorios, con el protagonismo del campesinado. Para investigar el problema de esta investigación y postular la tesis presentada, utilizamos los siguientes autores como referencial teórico: Molina y Sá (2011) y Caldart (2009; 2011, 2012), que orientaron la reflexión acerca de la Educación del Campo, de las Licenciaturas en Educación del Campo y de la formación por área de conocimiento; Marx y Engels (2009), con el materialismo histórico dialéctico; Gramsci (1982; 2001) y Pistrak (2000), con la discusión de la escuela que se presenta como un espacio de formación de intelectuales de clase trabajadora. Para estudiar el problema, utilizamos el abordaje cualitativa y, como método de producción e interpretación de los datos, se ha utilizado el materialismo histórico dialéctico, a partir de las categorías: totalidad, contradicción, historicidad, emancipación y trabajo. Cuanto a los instrumentos de investigación para producción de datos, se ha utilizado la entrevista individual. Como resultado, el contexto de investigación ha apuntado la potencialidad de la Licenciatura en Educación del Campo de contribuir para el fortalecimiento de las Escuelas de Educación Básica del Campo, a partir de la inserción de los estudiantes de la alternancia y de sus diferentes tiempos formativos, de la formación por área de conocimiento, de la vinculación con el campesinado y con el protagonismo de los sujetos del campo. Para eso suceder de forma pedagógica, la investigación ha apuntado algunos elementos necesarios en termos de ajustes en el Proyecto Pedagógico del Curso y en la organización del trabajo pedagógico. A respecto del trabajo pedagógico, se ha quedado evidente, la necesidad de formación específica para el cuerpo docente de la licenciatura para practicar la pedagogía de la alternancia, bien como para actuar como docente en la perspectiva de la formación por área del conocimiento, es decir, docencia multidisciplinar. En lo que se refiere a la práctica de la alternancia, identificamos la necesidad de mejoría en la organización y en el planteamiento de las actividades del tiempo comunidad, incluyendo, en ese ítem, la práctica curricular. A respecto de la vinculación con el proyecto histórico de la clase trabajadora campesina y el protagonismo de los sujetos del campo, se hace necesaria una mayor aproximación de la licenciatura con las grandes temáticas del campo, tales como: cuestión agraria, reforma agraria, agroecología, políticas públicas, soberanía alimentar, entre otras. En lo que se refiere al papel político y pedagógico de los movimientos sociales y sindicales del campo para fortalecimiento de las escuelas en las comunidades rurales, en la defensa del derecho de los campesinos al acceso a la educación en todos los niveles, para el no cerramiento de las escuelas del campo y en la lucha por políticas públicas para el desarrollo del medio rural, es necesaria una mejor comprensión de los sujetos de la licenciatura cuanto al papel pedagógico de los mismos en la construcción de la identidad del campesino para los sujetos del campo. A respecto de la transformación de la forma escolar, en lo que se refiere a las escuelas del campo, a partir de la producción de un conocimiento que pueda fortalecerlas, la investigación ha indicado caminos y posibilidades para esa finalidad. Los dados evidenciaron que los sujetos de la escuela del campo confían en el trabajo de la licenciatura y esperan muchas más acciones de lo que las que tiene acontecido hasta entonces. Además, se ha quedado evidente que la escuela está abierta al diálogo y al estrechamiento de los lazos con la universidad para mejorar la formación de los estudiantes de la licenciatura y de la escuela. La investigación ha mostrado la alternancia como uno de los elementos de la licenciatura con mayor potencial tanto para el fortalecimiento de los vínculos entre la universidad en el proceso de formación de profesores con la escuela de educación básica del campo cuanto para el acceso y la permanencia de los campesinos en el nivel superior, bien como para el desarrollo de acciones comunitarias en las bases.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Educação (FE)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - formação-
Palavras-chave: dc.subjectLicenciatura-
Palavras-chave: dc.subjectEducação do campo-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de educadores-
Palavras-chave: dc.subjectDiferenças disciplinares-
Título: dc.titleA Licenciatura em Educação do Campo no estado de Roraima : contribuições para a escola do campo-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.