Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Knop, Márcia | - |
Autor(es): dc.creator | Collares, Ana Cristina Murta | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-22T12:03:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-22T12:03:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/36343 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1590/s0102-6992-201934020001 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://orcid.org/0000-0001-9581-1073 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://orcid.org/0000-0002-7326-4491 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/795076 | - |
Descrição: dc.description | O artigo analisa a influência da escolaridade do pai e da renda familiar nas chances de conclusão do ensino superior no Brasil, considerando as diferenças no retorno econômico dos cursos de graduação. Para realizar a análise, utilizamos microdados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e calculamos modelos logísticos. Os resultados principais mostram que, no geral, ter pais com escolaridade mais alta aumenta as oportunidades de conclusão dos cursos. No entanto, no setor público, a escolaridade do pai não tem efeito sobre a probabilidade de concluir o ensino superior. Além disso, a escolaridade do pai exerce maior influência nas chances de conclusão dos cursos de alto retorno econômico. A renda familiar aumenta as probabilidades de conclusão do curso, tanto no setor público como no setor privado da educação. Também encontramos efeitos similares para a renda familiar, independente do retorno econômico dos cursos. | - |
Descrição: dc.description | The article analyzes the impact of parental schooling and family income on students’ chances of obtaining a college degree, considering variation in the economic return of undergraduate degrees. We rely on data from National Student Performance Exam (Enade) to estimate logistic regression models. The results show that, in general, students with more educated parents have a greater likelihood of obtaining a degree. However, in public institutions, parental schooling has no effect on the odds of finishing tertiary education. Furthermore, parents’ schooling exerts greater influence on the odds of conclusion of those degrees providing greater economic rewards in the job market. Family income increases students’ chances of obtaining a degree in both private and public institutions. Also, we find that the effect of family income is the same, regardless of the economic returns of students’ degree. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | (CC BY-NC) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Origem social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estratificação horizontal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Classes sociais | - |
Título: dc.title | A influência da origem social na probabilidade de concluir os diferentes cursos de ensino superior | - |
Título: dc.title | The influence of social origin on the probability of obtaining a college degree | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: