Uma leitura do complexo arquitetônico da Procuradoria Geral da República : redescobrindo o barroco ao olhar uma obra de Oscar Niemeyer

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMartinez, Elisa de Souza-
Autor(es): dc.creatorUchigasaki, Tsuruko-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-22T11:57:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-22T11:57:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2009-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2009-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2006-
Data de envio: dc.date.issued2006-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/2260-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/792739-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2006.-
Descrição: dc.descriptionA dissertação apresenta uma leitura do Complexo da Procuradoria-Geral da República uma obra arquitetônica de autoria de Oscar Niemeyer situada em Brasília. Procura compreender como a obra significa e o que significa por meio de uma abordagem teórico-metodológica da Semiótica Discursiva. O processo de significação demanda uma interação entre sujeito e objeto, questiona o olhar defrontado à obra. A análise parte da descrição da iconografia relativa à obra e explora os efeitos que esta produz no espectador. Foram encontradas no Complexo PGR marcas do fazer arquitetônico de Oscar Niemeyer interrelacionadas a outras de suas obras e ao sistema urbano de Brasília. Identificaram-se influências de Le Corbusier e Lúcio Costa. Nesta leitura, percebe-se que o espaço arquitetônico é marcado por jogos simbólicos que manipulam desde imagens contemporâneas a outras recorrentes à história da arte à arquitetura. Esse processo ao longo de um contínuo espaço-temporal, é a essência da teoria de Wölfflin e está correlacionada à estrutura da Semiótica Plástica, explica o sincretismo clássico/barroco visto no Complexo PGR. ________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThe dissertation presents a reading of the Procuradoria Geral da República's Complex, an architectonical work authored by Oscar Niemeyer situated in Brasília. It aims to understand how the work signifies and what it signifies by means of a theoreticmethodological approach of Discursive Semiotics. The process of signification demands an interaction between subject and object, questions the gaze in front of the work. The analyses comes from the description of the iconography related to the work and explores the effects the work produces in the viewer. Were found in the PGR Complex marks of Oscar Niemeyer's architectural making interrelatated to other of his works and to Brasília's urban system. Were identified influences from Le Corbusier and Lúcio Costa. In this reading it is perceived that the architectonical space is marked by symbolical plays that manipulate from contemporaneous images to other that are recurrent from architecture to art history. This process and this situation along a spacetemporal continuum, is the essence of Wölfflin's theory and is related to the structure of Plastic Semiotics, explains the syncretism classic/baroque seen in the PGR Complex.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectOscar Niemeyer-
Palavras-chave: dc.subjectArquitetura moderna - estética-
Palavras-chave: dc.subjectSemiótica do espaço-
Palavras-chave: dc.subjectOlhar barroco-
Título: dc.titleUma leitura do complexo arquitetônico da Procuradoria Geral da República : redescobrindo o barroco ao olhar uma obra de Oscar Niemeyer-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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