Império, nação e sociedade : o romance histórico póscolonial em Língua Portuguesa (João Ubaldo Ribeiro, Ungulani Ba Ka Khosa e Agustina Bessa-Luís)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBergamo, Edvaldo Aparecido-
Autor(es): dc.contributormarcosvinicius.unb@gmail.com-
Autor(es): dc.creatorSilva, Marcos Vinicius Caetano da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-22T11:56:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-22T11:56:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-26-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-26-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-26-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/44892-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/792468-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2022.-
Descrição: dc.descriptionA dialética dos processos colonizatórios é caracterizada por dilemas políticos, econômicos e sociais de contornos próprios que qualificam diferentes temporalidades. De acordo com o filósofo húngaro György Lukács, o romance histórico, por conseguinte, estabelece os vínculos entre a interpretação do passado, a emancipação humana e a inteligibilidade do presente. Dessa maneira, elegemos como corpus desse estudo as obras O feitiço da ilha do pavão (1997), do brasileiro João Ubaldo Ribeiro; Choriro (2009), do moçambicano Ungulani Ba Ka Khosa; e Crónica do cruzado Osb. (1976), da portuguesa Agustina Bessa-Luís, que figuram, respectivamente, o princípio, a expansão e a derrocada do Império colonial português. Uma vez que conectam, interligam e associam a colonização e a descolonização como adversidades e incongruências, nossa hipótese é de que seja possível conceber uma forma artística específica associada à estética realista chamada romance histórico pós-colonial, que visa estabelecer e explicitar essas conexões, as quais se tornam mais evidentes com uma abordagem comparativa das obras selecionadas. Para isso, nos utilizamos do pressuposto firmado por Lukács acerca da estética realista e da forma do romance histórico; cotejaremos as obras selecionadas de modo a destacar os pontos em comum e os aspectos divergentes quanto à formação do Brasil, de Moçambique e de Portugal. Finalmente, espera-se verificar subsídios estéticos e ideológicos referentes à particularidade da colonização portuguesa nas criações literárias examinadas, pois sendo expressão de arte que reflete as possibilidades de mudança e instiga a reflexão independente, permite vislumbrar, em seu constante projeto de emancipação, a contínua perspectiva de superação de uma complexa teia de relações sócio-materiais e intersubjetivas opressivas.-
Descrição: dc.descriptionThe dialectics of colonial process is featured by political, economical and social dilemmas whose own boundaries depict different temporalities. Alternatively, according to hungarian philosopher György Lukács, the historical novel estabilishes connections between the interpretation of past, the human emancipation and current time intelligibility. Therefore, we appoint as objects of this study O feitico da ilha do Pavao (1997), written by the brazilian Joao Ubaldo Ribeiro; Choriro (2009), written by the mozambican Ungulani Ba Ka Khosa; and Cronica do cruzado Osb. (1976), written by the portuguese Agustina Bessa-Luis, which figures, respectively, portuguese colonial empire‘s beginning, colapse and end. Once they connect, interconnect and link the colonization and the decolonization as adversities and inconsistencies, our hypothesis is that is possible to frame a specific artistic form involved to realist aesthetic named postcolonial historical novel, that estabilishes and explains these links, whom become more evident with a comparative analysis of selected books. To achieve this, we employ Lukacs consolidated assumption about Realism and historial novel form; we contrast the chosen historical novels in manner to emphasise common and divergent aspects related to Brazil, Mozambique and Portugal historical and cultural development. Finally, we hope to verify aesthetical and ideological subsidies regarding to portuguese colonization particularities in the examined literary creations, since as art expression that reflects the possibilities of change and induces independent pensiveness, it glimpses the continuous perspective of overcoming an intricated web of oppresive social, historical and intersubjective relations.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectRibeiro, João Ubaldo, 1941-2014 - crítica e interpretação-
Palavras-chave: dc.subjectKhosa, Ungulani Ba Ka, 1957- crítica e interpretação-
Palavras-chave: dc.subjectBessa-Luís, Agustina, 1922-2019 - crítica e interpretação-
Palavras-chave: dc.subjectRomance histórico pós-colonial-
Palavras-chave: dc.subjectImpério-
Título: dc.titleImpério, nação e sociedade : o romance histórico póscolonial em Língua Portuguesa (João Ubaldo Ribeiro, Ungulani Ba Ka Khosa e Agustina Bessa-Luís)-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.