Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Janaína Lima Penalva da | - |
Autor(es): dc.creator | Machado, Natália Maria Alves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-22T11:53:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-22T11:53:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-03-02 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49061 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/791210 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, Programa de Pós-Graduação em Direito, 2020. | - |
Descrição: dc.description | A presente dissertação é composta por apontamentos e observações epistemológicas, etnográficas e jurídicas desde a vivência da pesquisadora/estudante que a escreveu sob experiência em instituição estatal de ensino superior público em nível de pós graduação, sendo tal pesquisadora/estudante uma pessoa com deficiência e também sob outros marcadores sociais da diferença e desigualdade (por raça, classe, etnicidade, sexo/gênero), em que um período de percalços, ausências e não-acessos cercam de limites e impossibilidades o concurso acadêmico. Aposta-se que tais entraves revelam normatizações e clivagens que privilegiam determinados corpos, trajetórias e modos perceptivos em que ficam pronunciadas também dinâmicas específicas, de inteligibilidades e governanças próprias, que barram modos singulares de reflexão, cosmopercepção e ritmo, criando barreiras a “epistemologias singulares” que emergiriam caso houvesse consolidação de amplas garantias em acessibilidade acadêmica, aqui, no contexto do ensino jurídico. Concebendo ‘deficiência’ desde o Modelo Social, assim, não estando esta nos corpos que são plurais, uma vez existentes e integrantes do fenômeno biopsicossocial da vida, antes, nas barreiras socioculturais e políticas calcadas no capacitismo e na corponormatividade. Nos norteia o entendimento de deficiência enquanto amplo fenômeno sociológico, trespassando estruturalmente todos os domínios da vida coletiva, inclusive instituições com suas logísticas, normas e funcionamentos, haja vista as gramáticas de poder, violência e conformação que compõe o período histórico, político e filosófico que denomina- se por modernidade (colonial) e suas economias. Enquanto possível saída, são propostas algumas acessibilidades plurais e epistemologias criativas amparadas por estranhamentos e assombros, caracteres elementares, intrínsecos ao universo do saber em movimento e conexão. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | - |
Descrição: dc.description | The present dissertation is composed of epistemological, ethnographic and legal notes and observations from the reality of the researcher/student who wrote it under experience in a state institution of public higher education at the postgraduate level, such researcher/student being a person with disabilities and also under other social markers of difference and inequality (by race, class, ethnicity, sex/gender), in which a period of mishaps, absences and non-accesses surround the academic course with limits and impossibilities. It is pointed out that such obstacles reveal norms and cleavages that privilege certain bodies, trajectories and perceptual modes in which are also pronounced specific dynamics, of own intelligibilities and governances, which block singular modes of reflection, cosmoperception and rhythm, creating barriers to “singular epistemologies” that would emerge if there were consolidation of broad guarantees in academic accessibility, here, in the context of legal education. Conceiving ‘disability’ from the Social Model, thus, it is not in the bodies that are plural, once existing and part of the biopsychosocial phenomenon of life, rather, in the socio-cultural and political barriers based on capacitism and corponormativity. We are guided by the understanding of disability as a broad sociological phenomenon, structurally traversing all the domains of collective life, including institutions with their logistics, norms and functioning, given the grammars of power, violence and conformation that make up the historical, political and philosophical period that it is called (colonial) modernity and its economies. As a possible way out, some plural forms of accessibility and creative epistemologies are proposed, supported by strangeness and astonishments, elementary characters, intrinsic to the universe of knowledge in movement and connection. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Direito (FD) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Direito | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Epistemologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acessibilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pessoas com deficiência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Etnografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino jurídico | - |
Título: dc.title | Epistemologias com deficiência? : uma auto-etnografia das ausências : (notas corporais sobre diferença, ensino jurídico e insuficiências em acessibilidade) | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: