Avaliação de eficiência energética e conforto térmico de projetos educacionais padronizados do FNDE

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Autor(es): dc.contributorUniversidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo-
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo-
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo-
Autor(es): dc.contributorQuali-A Conforto e Eficiência Energética-
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo-
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo-
Autor(es): dc.creatorTeles, Camila Correia-
Autor(es): dc.creatorGóes, Thiago Montenegro-
Autor(es): dc.creatorLopes, Adriano Felipe Oliveira-
Autor(es): dc.creatorFernandes, Júlia Teixeira-
Autor(es): dc.creatorAmorim, Cláudia Naves David-
Autor(es): dc.creatorSilva, Caio Frederico e-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-22T11:48:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-22T11:48:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-11-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-11-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46662-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/789113-
Descrição: dc.descriptionEste artigo apresenta o processo de adequação para etiqueta de eficiência energética nível “A” do projeto de três novas tipologias arquitetônicas para unidades de ensino fundamental com 5 e 9 salas, atualmente em desenvolvimento para as 8 zonas bioclimáticas brasileiras pela equipe técnica da Coordenação de Desenvolvimento de Infraestrutura (CODIN) do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O método está estruturado em 4 etapas: primeiramente, organizou-se um diagnóstico preliminar das etiquetas atuais dos projetos dos edifícios; na segunda etapa, atuou-se na adequação da transmitância térmica das paredes e cobertura, tendo sido calculados os respectivos resultados finais de etiqueta; a terceira etapa envolveu a simulação das horas ocupadas em conforto do Bloco de Sala de Aula; na quarta e última etapa foi apresentado um resumo das propostas de adequações por família de projeto. A análise foi feita por comparação entre dados de entrada (transmitância, fator solar do vidro, taxa de sombreamento) e resultados de etiqueta da envoltória, assim como entre os resultados de etiqueta e percentual de horas em conforto. Os dados mostraram que o alcance dos pré-requisitos com redução da transmitância térmica da envoltória foi suficiente para permitir etiqueta A em 6 das 8 zonas bioclimáticas brasileiras, com diferentes níveis de isolamento térmico da cobertura. Porém, foram necessárias estratégias adicionais para garantir o conforto térmico nas salas de aula. Neste sentido, concluiu-se que o projeto deveria sofrer alterações por grupos de zonas bioclimáticas, chegando a um total de 3 diferentes projetos-padrão.-
Descrição: dc.descriptionThis article presents the adaptation process for label A of the project of three new architectural typologies for elementary schools with 5 and 9 rooms, currently under development for the 8 Brazilian bioclimatic zones by the technical team of the Coordination of Infrastructure Development – CODIN of the Education Development National Foundation FNDE. The methodological procedures of the article can be structured in 4 steps: the first one consisted of preliminary diagnosis of the current labels of the projects of the buildings; in the second step, the adequacy of the thermal transmittance of the walls and cover, and the respective final label results were calculated; the third step involved the simulation of the hours occupied in the comfort of the Classroom Block; in the fourth and last step, a summary of the proposals for adjustments by project family was presented. The analysis was comparing input data (transmittance, solar glass factor, shading rate) and envelope labelling results, as well as between label results and percent comfort hours. The data showed that the reach of the prerequisites with reduction of the thermal transmittance of the envelope was sufficient to allow A-label in 6 of the 8 Brazilian bioclimatic zones, with different levels of thermal insulation of the cover. However, additional strategies were required to ensure thermal comfort in classrooms. In this sense, it was concluded that the project should be modified by groups of bioclimatic zones, reaching a total of 3 different standard projects.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Tecnologia em Arquitetura e Urbanismo (FAU TEC)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherANTAC-
Relação: dc.relationhttps://drive.google.com/file/d/1NZgXgUmzTVBpJrXqKM76eFkpQ4nmzdkB/view-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectEficiência energética-
Palavras-chave: dc.subjectEtiquetagem-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas públicas-
Palavras-chave: dc.subjectFundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Brasil)-
Palavras-chave: dc.subjectConforto térmico-
Título: dc.titleAvaliação de eficiência energética e conforto térmico de projetos educacionais padronizados do FNDE-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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