Manifestações culturais de uma organização internacionalizada : um estudo a partir das práticas organizacionais

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Autor(es): dc.contributorSouza, Eda Castro Lucas de-
Autor(es): dc.creatorFenili, Renato Ribeiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-22T11:40:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-22T11:40:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2012-07-18-
Data de envio: dc.date.issued2012-07-18-
Data de envio: dc.date.issued2012-07-18-
Data de envio: dc.date.issued2012-02-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/10967-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/786056-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2012.-
Descrição: dc.descriptionO objetivo desta pesquisa é identificar e discutir as manifestações culturais inerentes a uma organização internacionalizada, a partir de suas práticas de gestão, com base no modelo de D’Iribarne (1993). Foi pesquisada uma organização estadunidense do ramo de fabricação de componentes automotivos, bem como sua subsidiária brasileira, tendo sido utilizados procedimentos de estudo de caso. O referencial teórico do estudo baseou-se nos conceitos de internacionalização de empresas, cultura e práticas sociais. O modelo desta pesquisa foi construído a partir do modelo teórico de D’Iribarne (1993), essencialmente de suas categorias de análise – senso de dever, relações hierárquicas, definição de responsabilidades, regulação, sanções, percepção de controle e qualidade de cooperação – que em sua concepção considera a história da empresa e, consequentemente, seu processo de internacionalização. Foram empregados recursos do software ATLAS.ti para tratar e analisar os dados obtidos com as entrevistas junto a funcionários do Departamento de Recursos Humanos da empresa em estudo. Os resultados, de um modo geral, revelaram manifestações culturais da Empresa, o que possibilitou observar que, apesar da forte relação entre as práticas da empresa matriz com as da subsidiária, os traços culturais brasileiros interferiram na implementação dessas práticas, com grau de intensidade vinculado à categoria de análise considerada. Ao final, a partir dos resultados obtidos, é proposta uma agenda de pesquisa a respeito da relação entre internacionalização de empresas e cultura. ________________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThe purpose of this research is to identify and to discuss the cultural manifestations inherent to an internationalized enterprise, revealed through its management practices, based on D’Iribarne’s (1993) model. An U.S. organization on the business of manufacturing automotive components, as well as its Brazilian subsidiary, was investigated. The theoretical basis of this study was constituted by the concepts of internationalization of enterprises, culture and social practices. The model of this study was elaborated on the grounds of D’Iribarne’s (1993) theoretical model, essentially on is categories of analysis – sense of duty, hierarchical relationships, definition of responsibilities, regulations, sanctions, perception of control and quality of cooperation – that in its conception considers the company’s history and, therefore, its internationalization process. ATLAS.ti software was used in order to analyze the data obtained through interviews with employees of the Human Resources Department of the company focused. The results, in general, identified cultural manifestations of the enterprise, which led to the inference that despite the strong relationship between the practices of the parent company and its subsidiary, the influence of Brazilian cultural traits influenced the implementations of these practices, in a degree of intensity that varied due to the category of analysis considered. Supported by the results, a research agenda on the relationship between internationalization of enterprises and culture is proposed.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração de empresas - negócios-
Palavras-chave: dc.subjectPrática administrativa - organizações internacionais - negócios-
Palavras-chave: dc.subjectComércio internacional-
Título: dc.titleManifestações culturais de uma organização internacionalizada : um estudo a partir das práticas organizacionais-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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