Análise estrutural e de reabilitação do viaduto do Eixo Rodoviário Sul localizado em Brasília

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Autor(es): dc.contributorUniversidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação-
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação-
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação-
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação-
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação-
Autor(es): dc.creatorBuzar, Márcio Augusto Roma-
Autor(es): dc.creatorGalimi, Stefano-
Autor(es): dc.creatorPantoja, João da Costa-
Autor(es): dc.creatorMachado, Paulo Robert-
Autor(es): dc.creatorSantos, Glaucyo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-22T11:38:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-22T11:38:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-27-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-27-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47910-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/785344-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho aborda o caso do desabamento de parte do Viaduto sobre a Galeria dos Estados, localizado no Eixo Rodoviário Sul - DF 002, construído no final da década de 50, sendo uma das principais artérias viárias do Plano Piloto de Brasília. Analisam-se as patologias e os mecanismos oriundos que levaram ao colapso estrutural parcial do antigo pilar e do tabuleiro protendido. A estrutura original do viaduto, é composta por 8 tabuleiros de lajes alveolares protendidas de 20m de comprimento, 7 pilares em concreto Armado e 2 cortinas de contenção nas extremidades. O viaduto foi afetado por patologias que, sem a devida manutenção periódica e/o extraordinária, levaram ao colapso estrutural. Avalia-se o projeto de recuperação dos principais elementos estruturais como pilares, vigas e lajes alveolares. Mostra-se a revitalização com o engrossamento do núcleo central dos pilares e enrijecimento global da estrutura. Na requalificação do viaduto foram considerados aspectos de preservação e linguagem arquitetônica do Patrimônio Cultual, levando-se em consideração os aspectos de desempenho, segurança estrutural e vida útil. Mostram-se detalhes do sistema construtivo empregados na recuperação estrutural. Foi considerado no Retrofit aspectos de paisagismo e melhoria da acessibilidade, bem como a sua durabilidade obedecendo às normas de segurança vigentes no País.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Tecnologia em Arquitetura e Urbanismo (FAU TEC)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherABPE - Associação Brasileira de Pontes e Estruturas-
Relação: dc.relationhttp://abpe.org.br/trabalhos2023/trabalhos/ID_178.pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectViaduto Eixo Rodoviário Sul - Brasília (DF)-
Palavras-chave: dc.subjectRetrofit-
Palavras-chave: dc.subjectPatrimônio cultural-
Palavras-chave: dc.subjectDesempenho estrutural-
Título: dc.titleAnálise estrutural e de reabilitação do viaduto do Eixo Rodoviário Sul localizado em Brasília-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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