Centro de Vivências Lúdicas - Oficinas Pedagógicas (CVLOPs) : a ludicidade na formação continuada de professores e professoras

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Brasília-
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Brasília-
Autor(es): dc.creatorSaraiva, Deise Avelina Felipe-
Autor(es): dc.creatorSilva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-22T11:37:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-22T11:37:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-26-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-26-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48041-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0000-0001-8827-0539-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/000-0002-9808-4577-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/785120-
Descrição: dc.descriptionEste artigo apresenta o percurso histórico dos Centros de Vivências Lúdicas – Oficinas Pedagógicas (CVLOPs) da Secretaria de Educação do Distrito Federal. O objetivo é apresentar elementos que constituem a trajetória histórica dos CVOLOPs. A questão central é: quais elementos constituem o percurso histórico do projeto de formação continuada proposto pelos CVLOPs? O referencial teórico baseia-se em D’Ávila (2006), Luckesi (2000), Marx (1980) e Menezes (2022). Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, além da análise documental. A análise indicou quatro categorias: 1. As necessidades do trabalho docente como gênese dos CVLOPs; 2. A idealização de recursos lúdicos como centralidade da formação continuada; 3. O trabalho grupal como referência para a formação continuada; 4. A ludicidade como princípio para a formação docente. Por fim, é possível realizar a formação continuada docente numa perspectiva de ludicidade e de trabalho grupal.-
Descrição: dc.descriptionThis article presents the historical trajectory of the Centros de Vivências Lúdicas – Oficinas Pedagógicas (CVLOPs) of the Secretaria de Educação do Distrito Federal. The objective is to present elements that constitute the historical trajectory of the CVLOPs. The central question is: what elements constitute the historical path of the continued education project proposed by CVLOPs? The theoretical framework is based on D’Ávila (2006), Luckesi (2000), Marx (1980) and Menezes (2022). This is a qualitative research of a bibliographic nature, in addition to documentary analysis. The analysis indicated four categories: 1. The needs of teaching work as the genesis of CVLOPs; 2. The idealization of recreational resources as a central aspect of continued education; 3. Group work as a reference for continued education; 4. Playfulness as a principle for teacher’s education. Finally, it is possible to make the continued teacher's education from a playfulness and group work perspective.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Educação (FE)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherInstituto Federal de São Paulo-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rights(CC BY NC SA) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. Fonte https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/1498. Acesso em: 26 mar. 2024.-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectHistória-
Palavras-chave: dc.subjectLudicidade-
Palavras-chave: dc.subjectFormação continuada-
Título: dc.titleCentro de Vivências Lúdicas - Oficinas Pedagógicas (CVLOPs) : a ludicidade na formação continuada de professores e professoras-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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