As relações afetivas entre as narrativas e as cidades no cinema brasileiro e argentino contemporâneo

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Autor(es): dc.contributorFreitas, Gabriela Pereira de-
Autor(es): dc.creatorFigueiredo, Lorena da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-22T11:37:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-22T11:37:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-29-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-29-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-28-
Data de envio: dc.date.issued2021-10-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/43571-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/785031-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2021.-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa investiga as relações de afetos entre o cinema argentino e o cinema brasileiro contemporâneo (2009-2019) e as cidades a partir do fenômeno da errância urbana. Partimos da noção de corpo na composição dos afetos na sociedade pela visão do filósofo Baruch de Spinoza. Tendo em vista esta composição, a cidade se torna um corpo político e age como um dispositivo. Nesta perspectiva, entrelaçada por rizomas, estabelecemos o conceito de cartografia social, criado pelos autores Gilles Deleuze e Félix Guattari, como fundamento para a metodologia abordada nesta reflexão. Por meio destas ligações, ao entendermos as noções de cidade e de afetos, o corpus desta pesquisa adentra as fissuras geradas pelo processo de urbanização em três cidades planejadas ‒ Brasília, Belo Horizonte e Buenos Aires ‒ e levanta indagações sobre os imaginários urbanos construídos diante do processo de corporeidade. Analisamos quatro filmes e os sintomas do contemporâneo vivenciados por estas cidades. Os filmes são Insolação (2009) de Felipe Hirsch e Daniela Thomas, A cidade onde envelheço (2016) de Marília Rocha, Medianeras (2011) de Gustavo Taretto e O décimo homem (2016) de Daniel Burman. Através desta pesquisa, o curta-metragem A cidade que afeta (2021) de Lorena Figueiredo surgiu como um agenciamento à prática cinematográfica, propiciando aliar a potência da imagem e do cinema como forma de pensamento. Sendo assim, vemos a imagem da cidade se transformar no percurso da errância urbana em novas narrativas pela experiência estética.-
Descrição: dc.descriptionConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation aims to reflect on the relationship between contemporary Argentine movies and Brazilian movies (2009-2019) and city thought of the phenomenon of urban wandering. We begin from the notion of the body in the composition of affection created by philosopher Baruch Spinoza for society. In view of this composition, the city becomes a political body and acts as a dispositive. In this perspective, intertwined by rhizomes, we establish the concept of social cartography, created by authors Gilles Deleuze and Félix Guattari, as a foundation for the methodology in this reflection. Through these connections, when we understand the notion of city and affections, the corpus of this research enters the fissures generated by the urbanization process in three planned cities - Brasília, Belo Horizonte and Buenos Aires and raises questions about the urban imaginaries built in front of the corporeality process. We analysed four films and the symptoms of the contemporary experience experienced by these cities. The films are Sunstroke (2009) by Felipe Histch and Daniela Thomas, Where I Grow Old (2016) by Marília Rocha, Sidewalls (2011) by Gustavo Taretto and The tenth man (2016) by Daniel Burman. Through this dissertation, the short film The city that af ects (2021) by Lorena Figueiredo emerged as an agency for cinematografic practice, bringing together the power of image and as a form of thoughts. Thus, we see the image of the city being transformed in the path of urban wandering into new narratives through the aesthetic experience.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Comunicação (FAC)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Comunicação-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectCinema argentino-
Palavras-chave: dc.subjectCinema brasileiro-
Palavras-chave: dc.subjectCartografia social-
Palavras-chave: dc.subjectImaginários urbanos-
Título: dc.titleAs relações afetivas entre as narrativas e as cidades no cinema brasileiro e argentino contemporâneo-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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