A ilustração científica como instrumento para aprendizagem da anatomia e fisiologia humana associada a mapas mentais e jogos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFerraz, Marcos Antônio dos Santos Silva-
Autor(es): dc.creatorRocha, Jacqueline Dantas Torres da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-22T11:37:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-22T11:37:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-28-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-28-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-28-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46407-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/784837-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2022.-
Descrição: dc.descriptionA Biologia é uma ciência natural que tem a Ilustração Científica como elo de união com as Artes e assim produz a representação visual do conhecimento científico. O ensino formal é carente de práticas ilustrativas, mesmo sabendo que a imagem tem função importante na retenção de conteúdos ministrados e favorece o processo de ensino e de aprendizagem. Nesse cenário, objetivou-se mostrar a importância de se desenvolver atividades didáticas sequenciais dentro da fisiologia e anatomia humanas com aplicação da Ilustração Científica na confecção de um baralho ilustrado e na produção de mapas mentais, visando impactar positivamente o educando no desenvolvimento de habilidades, como a concentração, a observação de detalhes e melhora da percepção, tornando o estudo mais significativo, prazeroso e motivador no cotidiano escolar. A utilização da Ilustração Científica como recurso didático para ensinar conteúdos de anatomia e fisiologia humana agrega maior significado à aprendizagem e a construção do conhecimento.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).-
Descrição: dc.descriptionBiology is a natural science that has Scientific Illustration as a connecting link with Arts that leads to a visual representation of scientific knowledge. Formal education needs illustrative practices mainly because images play an important role in the retention of the content taught and in supporting the teaching and learning process. In this scenery, it was aimed to show the importance of developing didactic sequency activities inside human physiology and anatomy with the use of Scientific Illustration in the production of an illustrative card game set and the production of mental maps, aiming to impact positively at the students’ skill development, such as concentration, detailed observation and improved perception, making the study more meaningful, pleasurable and motivator in everyday school. The use of Scientific Illustration as a didactic resource when teaching human anatomy and physiology contents adds much more purpose to the learning process and to the knowledge-making.-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Ciências Biológicas (IB)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Biologia Celular (IB CEL)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectBiologia - estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectRecursos didáticos-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino e aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectlustração científica-
Título: dc.titleA ilustração científica como instrumento para aprendizagem da anatomia e fisiologia humana associada a mapas mentais e jogos-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.