Conexões artísticas : experiências junto a alunos-artistas com altas habilidades em tempos de pandemia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFernández Méndez, Maria Del Rosario Tatiana-
Autor(es): dc.creatorBorges, Luciany Oliveira Osório-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-22T11:36:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-22T11:36:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-08-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-08-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48098-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/784509-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2022.-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa se propõe a investigar como as experiências estéticas fomentadas, dentro do Projeto de Ensino Conexão Artística (PECA), contribuíram para a potencialização do olhar crítico e para a estimulação da prática artística entre os alunos-artistas atendidos na Sala de Recursos de Altas Habilidades e Superdotação (SRAH/SD) de Brazlândia no Distrito Federal (DF) no período da pandemia do Covid-19, através da análise das produções imagéticas dos estudantes e do diálogo destes com as mesmas. As produções artísticas desses jovens configuram-se como desdobramentos das interações virtuais com artistas e suas obras em um contexto de isolamento social, onde o projeto foi usado como ponte para aproximar artistas de várias partes do país e do exterior e estudantes da rede pública de ensino do DF. Para tanto, a pesquisa se inclina ao diálogo com Paulo Freire (2019; 2020) e Bell Hooks (2017; 2020) na análise do projeto como prática libertadora e promotora da criticidade, com autores como Joseph Renzulli (2004; 2014), Howard Gardner (1995); Ângela Virgolim (2005), Eunice Alencar e Denise Fleith (2001; 2009) que discutem o conceito de altas habilidades/superdotação e com estudos que giram em torno dos conceitos de experiência, apresentados por Jorge Larrosa (2002; 2021) e John Dewey (2010). Tais autores são referências para o desenho de relações dialógicas nesta pesquisa, que elege como abordagem metodológica a A/r/tografia para análise dos processos criativos que envolvem artistas, estudantes e a minha prática como artista-professora-pesquisadora referenciada por Belidson Dias e Rita Irwin (2013). Os dados coletados nesta investigação revelaram que a diversidade de práticas suscitadas dentro do PECA conduziu a reflexões individuais e coletivas profundas, que foram assimiladas e ressignificadas de formas distintas entre os participantes.-
Descrição: dc.descriptionThis research proposes to investigate how the esthetic experiences fostered, within the Artistic Connection Teaching Project (PECA), contributed to the enhancement of the critical look and to the stimulation of artistic practice among the student-artists assisted in the High Skills Resource Room and Giftedness (SRAH/SD) from Brazlândia in Federal District (DF) during the Covid-19 pandemic period, through the analysis of students' imagery productions and their dialogue with the works. The artistic productions of these young people are the unfolding of virtual interactions with artists and their pieces in a context of social isolation, in which the project was used as a link to bring together artists from several parts of the country, abroad and students from public school system in DF. For this purpose, the research leans towards dialogue with Paulo Freire (2019; 2020) and Bell Hooks (2017; 2020) in the analysis of the project as a liberating practice and criticality promoting, with authors such as Joseph Renzulli (2004; 2014), Howard Gardner (1995); Ângela Virgolim (2005), Eunice Alencar and Denise Fleith (2001; 2009) who discuss the concept of high abilities/giftedness and based on studies which surround the concepts of experience, presented by Jorge Larrosa (2002; 2021) and John Dewey ( 2010). Such authors are references to the design of dialogic relationships in this research, which chooses A/r/tography as a methodological approach to analyze the creative techniques involving artists, students and my practice as an artist-teacher-researcher referenced by Belidson Dias and Rita Irwin (2013). The data collected in this investigation revealed that the diversity of practices raised within the PECA led to deep individual and collective reflections, which were assimilated and resignified in different ways among the participants.-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Artes (IdA)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Artes Visuais (IdA VIS)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuais-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectAltas habilidades/superdotação-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas artísticas-
Título: dc.titleConexões artísticas : experiências junto a alunos-artistas com altas habilidades em tempos de pandemia-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.