A participação das universidades na reforma agrária

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSchmith, Benício Viero-
Autor(es): dc.creatorMarinho, Danilo Nolasco Cortes-
Autor(es): dc.creatorRosa, Sueli L. Couto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-22T11:35:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-22T11:35:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-02-12-
Data de envio: dc.date.issued2015-02-12-
Data de envio: dc.date.issued1997-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/17682-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/784231-
Descrição: dc.descriptionO Censo e a Pesquisa Amostral nos Projetos de Reforma Agrária originaram-se de uma demanda do Incra/Ministério Extraordinário de Política Fundiária em agosto de 1996, tendo em vista a necessidade de identificar todas as famílias assentadas em áreas de projetos de reforma agrária do Governo Federal, bem como traçar o perfil socioeconômico das mesmas. A controvérsia sobre o número efetivo de famílias assentadas sempre representou um debate vazio devido a ausência de informações objetivas e atualizadas. Governo e organizações/movimentos sociais vinham apresentando dados discrepantes sobre o assunto, principalmente sobre as famílias efetivamente assentadas e suas condições reais de vida. Além disso, o Incra iden-tificou a necessidade de atualizar seu Cadastro de famílias assentadas, que se apresentava desatualizado ou inexistente em muitos Estados. Em função de premência dos dados e da agilidade exigida percebeu-se que o quadro de técnicos do Incra se colocava insuficiente para atender tal demanda. O envolvimento das universidades brasileiras ocorreu a partir de um debate já iniciado e coordenado pelo Fórum de Reforma Agrária, ocorrido na UnB nos meses de junho e julho de 1996. As universidades representadas neste Fórum apresentaram seu interesse em participar mais ativamente e se dispuseram a atender as demandas do Ministério Extraordinário de Políticas Fundiárias, principalmente no que se referia a pesquisas. Deste modo, o envolvimento das universidades ao projeto do Censo e Pesquisa Amostral deu-se através do Crub (Conselho dos Reitores das Universidades Brasileiras), que colocaram professores e estudantes à disposição do projeto. As universidades brasileiras, ao defender sua participação, destacavam a importância de envolver estudantes e professores nas atividades mais práticas e realistas do cotidiano do processo de reforma agrária, apostando no efeito multiplicador desta experiência tanto em termos de formação de uma cultura a respeito do assunto como no fortalecimento do debate teórico sobre a reforma agrária.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiro-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsAutores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Fonte: http://r1.ufrrj.br/esa/V2/ojs/index.php/esa/about/submissions#copyrightNotice. Acesso em: 05 jan. 2015.-
Palavras-chave: dc.subjectReforma agrária-
Palavras-chave: dc.subjectReforma agrária - participação das universidades-
Título: dc.titleA participação das universidades na reforma agrária-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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