Vidas paralelas migrantes : experiências de mediadoras socioculturais na França

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorHoefel, Maria da Graça Luderitz-
Autor(es): dc.creatorSevero, Denise Osório-
Autor(es): dc.creatorWashington, Claudia-
Autor(es): dc.creatorDíaz Bermúdez, Ximena Pamela-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-22T11:35:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-22T11:35:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-06-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-06-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46447-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0000-0003-2176-5013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0000-0002-2755-8958-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0000-0002-3771-7684-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/784206-
Descrição: dc.descriptionEste livro retrata uma experiência de cooperação internacional de pesquisa, intitulada Projeto Vidas Paralelas Migrantes, inserida no âmbito do Programa Capes/Cofecub. Esse programa, ativo desde 1978, representa a mais antiga parceria estabelecida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e, como tal, reflete um histórico solidário e profícuo no que tange à produção científica compartilhada entre o Brasil e a França. Nesse escopo, evidenciamos a centralidade da dimensão cultural dos processos de cooperação que propiciam a partilha de valores de respeito, trabalho em equipe e reconhecimento da autonomia. No bojo dessas relações, o programa oportunizou o desenvolvimento desta pesquisa-ação, que teve como base as experiências do Projeto Vidas Paralelas (PVP), desenvolvido desde 2008 pela Universidade de Brasília. As perspectivas teórico-metodológicas que ancoram esse projeto apresentam três elementos centrais: a) a importância da centralidade do olhar dos próprios sujeitos da ação; b) a linguagem imagética como elemento metodológico norteador dos processos; e c) a perspectiva da educação popular com base em Paulo Freire. Assim, o presente livro busca refletir sobre os caminhos possíveis de construção coletiva de processos emancipatórios a partir das perspectivas teórico-metodológicas desenvolvidas pelo PVP Migrantes em conjunto com mediadoras socioculturais vinculadas à associação Archives de l’Immigration Familiale (Arifa).-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Ciências da Saúde (FS)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Saúde Coletiva (FS DSC)-
Descrição: dc.descriptionEditora Universidade de Brasília (EDU)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Saúde Coletiva-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherEditora Universidade de Brasília (EDU)-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rights(CC BY NC SA) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. Fonte: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/425. Acesso em: 06 set. 2023.-
Palavras-chave: dc.subjectMigrantes – Brasil - França-
Palavras-chave: dc.subjectMediadores (Pessoas)-
Título: dc.titleVidas paralelas migrantes : experiências de mediadoras socioculturais na França-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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