Implementação do Programa Criança Alfabetizada (PCA) : efeitos sobre o trabalho docente na rede municipal de Panelas-PE

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorJesus, Girlene Ribeiro de-
Autor(es): dc.creatorSallenave, Eduardo Federizzi-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-22T11:34:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-22T11:34:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-16-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-16-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-16-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-23-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45871-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/783678-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022.-
Descrição: dc.descriptionEste projeto de pesquisa de mestrado investigou os efeitos da implementação do Programa Criança Alfabetizada (PCA) sobre o trabalho docente no ciclo de alfabetização na rede pública de educação do município de Panelas, Pernambuco. Trata-se de um estudo situado no campo da avaliação de políticas públicas educacionais e que se fundamenta no marco teórico da burocracia de nível de rua, desenvolvido por Michel Lipsky (2019). Metodologicamente, empregou-se uma abordagem mista sequencial. Na primeira etapa, de caráter quantitativo, foi submetido um questionário on-line a todos os professores alfabetizadores que atuam no 1º e no 2º do ensino fundamental da rede municipal. A taxa de resposta foi de 88% (cinquenta e um docentes de um total de cinquenta e oito). Posteriormente, na fase qualitativa, um conjunto de quatro entrevistas semiestruturadas foi conduzido com docentes que haviam respondido ao questionário on-line. Os resultados foram analisados por meio de ferramentas de estatística descritiva e de análise de conteúdo (BARDIN, 2016; SALDAÑA, 2013), sendo, finalmente, discutidos de forma integrada. Constatou-se que os professores são receptivos ao programa como um todo e aos seus cinco eixos estruturantes em particular. Além disso, os docentes consideram que o PCA – com especial destaque para os eixos avaliações externas, Prêmio Escola de Destaque e fortalecimento da gestão escolar – influencia positivamente o trabalho docente, aumentando a motivação das equipes educacionais, aproximando a gestão escolar da realidade dos alfabetizadores e articulando toda a rede municipal em torno do objetivo de melhorar os indicadores de aprendizagem dos alunos. Consoante uma perspectiva formativa de avaliação de políticas públicas, almeja-se que os resultados desta pesquisa possam subsidiar aperfeiçoamentos e ajustes na execução do PCA nos municípios pernambucanos, contribuindo para a elevação da qualidade da alfabetização nesse estado.-
Descrição: dc.descriptionThis master’s degree research investigated the effects of the Programa Criança Alfabetizada (PCA) over literacy teachers’ performance from the public education system of the Panelas municipality, in the state of Pernambuco. It consists of a public policy assessment based on the theoretical framework of the street-level bureaucracy, as developed by Michael Lipsky (2019). From the methodological point of view, a sequential mixed approach was employed. In the first phase, which is of quantitative nature, an online form was applied to all literacy teachers who work in the municipal public education. The response rate was 88% (51 teachers out of 58). Following, in the qualitative phase, a set of four semi-structured interviews were also applied to the teachers who had answered the form. The results were analyzed by means of descriptive statistics tools as well as content analysis (BARDIN, 2016; SALDAÑA, 2013) and, thus, were discussed in an integrated fashion. It was found that the teachers accept both the program in general and its five main axes in particular. In addition, the teachers consider that PCA – especially when it comes to the external evaluation axes, the Distinctive School Award and strengthening of school management – positively influences their work, increasing the motivation of the educational teams, bringing school management closer to the reality of literacy teachers and articulating the whole municipal network around the goal of improving the students’ learning indicators. According to a formative perspective of public policy evaluation, it is hoped that the results of the present research may subside enhancements and adjustments on the execution of PCA in municipalities of Pernambuco, thus contributing to improve the quality of the literacy in such state.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Educação (FE)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização-
Palavras-chave: dc.subjectPrograma Criança Alfabetizada-
Palavras-chave: dc.subjectBurocracia de nível de rua-
Palavras-chave: dc.subjectImplementação - avaliação-
Título: dc.titleImplementação do Programa Criança Alfabetizada (PCA) : efeitos sobre o trabalho docente na rede municipal de Panelas-PE-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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