Ensino de estática para estudante com neurodivergência fundamentado em Vygotsky e Ausubel

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva Filho, Olavo Leopoldino da-
Autor(es): dc.contributorFerreira, Marcello-
Autor(es): dc.creatorCampos, Rafael Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-22T11:33:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-22T11:33:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-07-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-07-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-07-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47984-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/783195-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação em Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2023.-
Descrição: dc.descriptionA presente dissertação teve como objetivo elaborar uma sequência didática personalizada sobre estática para um estudante com neuropatia matriculado em um colégio estadual no município de Águas Lindas de Goiás. Para fundamentação desta pesquisa, foram utilizadas as teorias de Lev S. Vygotsky e David Ausubel, na perspectiva de que a personalização do ensino é, para ambos, ainda que por razões diversas, mas conexas, importante na construção de significados. A metodologia utilizada incluiu o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), simulações e vídeos para abordar os conteúdos de velocidade, aceleração, força, torque e equilíbrio, buscando, assim, potencializar as habilidades e o aprendizado do participante. A organização dos encontros aconteceu em separado do restante da turma, permitindo que a sequência didática fosse adaptada às necessidades específicas do envolvido. Os resultados obtidos foram analisados de forma qualitativa e indicam que o estudante foi capaz, baseado na sua estrutura cognitiva e em suas especificidades, de desenvolver caminhos de confluência que lhe permitiram apreender o conteúdo proposto.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).-
Descrição: dc.descriptionThe present dissertation aimed to elaborate a personalized didactic sequence about statics for a student with neuropathy enrolled in a State College in the municipality of Águas Lindas de Goiás/Brazil. To support this research, the theories of Lev S. Vygotsky and David Ausubel were used, because, for both, the personalization of teaching is important in the construction of meanings by the students. The methodology used included the use of digital technologies, simulations and video to address the contents of speed, acceleration, strength, torque and balance, thus seeking to enhance the skills and learning of the student. The organization of the meetings took place separately from the rest of the class, allowing the didactic sequence to be adapted to him specific needs. The results obtained were analyzed qualitatively and indicate that the student was able to develop, based on his cognitive structure, confluency paths that allowed him to apprehend the proposed content.-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Física (IF)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Física, Mestrado Profissionalizante-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem significativa-
Palavras-chave: dc.subjectFísica - estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - metodologia-
Palavras-chave: dc.subjectAusubel, David Paul, 1918-2008-
Palavras-chave: dc.subjectVygotsky, Lev Semenovich, 1896-1934-
Título: dc.titleEnsino de estática para estudante com neurodivergência fundamentado em Vygotsky e Ausubel-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.