Desafios do ensino remoto : uma proposta com mais cores e protagonismo discente

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Brasília-
Autor(es): dc.contributorSecretaria de Educação do Estado de Goiás-
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Brasilia-
Autor(es): dc.creatorMartins, Mickaella Michelson-
Autor(es): dc.creatorSousa, Bruce Lorran Carvalho Martins de-
Autor(es): dc.creatorRibeiro, Alice Melo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-22T11:30:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-22T11:30:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-04-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-04-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48156-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2037-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0000-0001-7029-2051-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0000-0003-0713-5082-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0000-0002-0585-7420-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/782106-
Descrição: dc.descriptionA Universidade de Brasília (UnB), em decorrência da pandemia de COVID-19, suspendeu suas atividades presenciais e a comunidade acadêmica teve que se adaptar ao ensino remoto. A pandemia nos trouxe mudanças emergentes. Os currículos nas universidades têm sido atravessados por novas metodologias, muitas delas inovadoras e que podem perdurar nos próximos anos, afinal, é urgente a necessidade de adaptações para as novas gerações de salas de aula, inclusive promovendo a educação a distância. Este projeto criou, visualmente, materiais mais criativos, de forma a complementar os pré-existentes de uma disciplina da UnB dos cursos de graduação em Ciências Biológicas. Além disso, foram realizadas atividades de revisão da experiência universitária que acolheu e enriqueceu o ensino a distância, com base na metodologia ativa de ensino. Os resultados, além das figuras representativas ao longo do texto, foram a intervenção em materiais didáticos e a criação de dinâmicas e suas aplicações em sala de aula. Um novo modelo de sala de aula capaz de envolver os alunos e convidá-los a agir de forma criativa. A metodologia proposta por este trabalho pode ser aplicada continuamente tanto no ensino a distância quanto no ensino presencial em qualquer disciplina e já vem sendo utilizada no retorno das aulas presenciais na universidade.-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Ciências Biológicas (IB)-
Descrição: dc.descriptionNúcleo de Educação Científica (IB NECBio)-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherFundação Cecierj e do Consórcio Cederj-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rights(CC BY)-
Palavras-chave: dc.subjectCriatividade-
Palavras-chave: dc.subjectProtagonismo discente-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino remoto-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia ativa-
Título: dc.titleDesafios do ensino remoto : uma proposta com mais cores e protagonismo discente-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.