A perspectiva do professor pesquisador/reflexivo e a figura do Barão de Münchhausen

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Brasília, Faculdade de Educação-
Autor(es): dc.creatorSilva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-22T11:29:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-22T11:29:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-25-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-25-
Data de envio: dc.date.issued2016-02-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/45065-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.26512/lc.v21i46.4641-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/781563-
Descrição: dc.descriptionTrata-se de uma pesquisa teórica que se orienta na perspectiva do materialismo histórico-dialético ao elencar categorias para análise que estruturam a produção teórica do professor reflexivo/pesquisador, neste caso são elas: relação teoria e prática, autonomia, emancipação, investigação-ação. A partir dessa análise, apresentamos cinco pressupostos que entendemos serem componentes da discussão da pesquisa do professor da educação básica. Finalizamos reafirmando a compreensão da educação como um campo de disputa hegemônica, e, portanto, pensar a pesquisa para a formação e atuação docente pode representar um processo de responsabilização ou de possibilidade emancipatória referendado na condição epistemológica e coletiva do ato de pesquisar.-
Descrição: dc.descriptionThis article presents a literature review guided by historical and dialectical materialism, in which are listed categories for analysis that structure the theoretical production of the reflective/researcher teacher; in this case, the relationship between theory and practice, autonomy, empowerment, and action research. Based on this analysis, we present five assumptions that we believe are components of the discussion about research by basic education teachers. We conclude by reaffirming the understanding of education as a battlefield for hegemony. Therefore, research for teacher education and work may represent a process of accountability or an emancipatory possibility, based on the epistemological and collective condition of the act of researching.-
Descrição: dc.descriptionSe trata de una investigación teórica orientada por la perspectiva del materialismo histórico y dialéctico presentando una lista de categorías de análisis que estructuran la producción teórica sobre el profesor reflexivo/investigador, que, en este caso, son la relación entre la teoría y la práctica; la autonomía; el empoderamiento y la investigación-acción. A partir de este análisis presentamos cinco supuestos que a nuestro entender son los componentes de la discusión sobre la investigación de los profesores de la educación básica. Se concluye reafirmando la comprensión de la educación como un campo de disputa hegemónico y, por lo tanto, la investigación sobre la formación y la acción de los profesores puede representar un proceso de responsabilidad o la posibilidad emancipadora, bajo la condición epistemológica y colectiva de las acciones investigativas.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Educação (FE)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherFaculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB)-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCopyright (c) 2016 Linhas Críticas (CC BY) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: https://www.periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/4641. Acesso em: 17 fev. 2022.-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - formação-
Palavras-chave: dc.subjectReflexão-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho docente-
Título: dc.titleA perspectiva do professor pesquisador/reflexivo e a figura do Barão de Münchhausen-
Título: dc.titleThe researcher/reflective teacher’s perspective and the “Baron of Munchhausen” character-
Título: dc.titleLa perspectiva del profesor investigador/reflexivo y la figura del Barón de Münchhausen-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.