Ensino médio em debate : currículo, avaliação e formação integral

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Autor(es): dc.creatorWeller, Wivian (org.)-
Autor(es): dc.creatorGauche, Ricardo (org.)-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-22T11:23:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-22T11:23:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-04-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-04-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/39349-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0000-0003-1450-2004-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0000-0001-9310-0489-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/778964-
Descrição: dc.descriptionConsiderando que a compreensão dos sujeitos do processo educativo associada a uma formação humana integral é um desafio contemporâneo, e visando ampliar o debate em torno desse tema, foram reunidas nesta coletânea reflexões de pesquisadores e de professores que atuaram no Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio no Distrito Federal (PNEM/DF). Os textos fazem parte de um diálogo aberto e colaborativo, com uma finalidade comum: a melhoria da qualidade da educação no nível médio. Os capítulos foram organizados em duas partes. Na primeira parte, os autores se dedicam aos estudos de currículo e da avaliação sistêmica versus avaliação formativa, com reflexões sobre: políticas curriculares que questionam a proposta de construção de uma base comum ou um conjunto de conteúdos básicos; dificuldades de efetivação de um currículo integrado e de práticas interdisciplinares no cotidiano escolar; e interferências e mudanças que as avaliações podem provocar na organização curricular. A segunda parte da coletânea contém capítulos sobre áreas de conhecimento específicas e possibilidades de integração curricular no cotidiano do ensino médio. Mais especificamente, trata-se de contribuições de um conjunto de especialistas que realizaram análises dos cadernos da segunda etapa do PNEM e apontaram algumas possibilidades de integração curricular na perspectiva da formação humana integral, a partir da proposta do Currículo em Movimento implementada no Distrito Federal. Não faltam motivos para dar continuidade ao diálogo proposto neste livro, convergindo esforços na análise e elaboração de proposições que possam contribuir para o enfrentamento dos desafios que se colocam para a educação básica, sobretudo para o ensino médio, cujas escolas configuram-se como espaço de construção de projetos de vida.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherEditora Universidade de Brasília-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCopyright (c) 2016 Editora Universidade de Brasília - (CC BY NC ND) - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License. Fonte: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/51. Acesso em: 04 ago. 2020.-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio - avaliação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio - currículos-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - formação-
Título: dc.titleEnsino médio em debate : currículo, avaliação e formação integral-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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