O legado dos programas Proambiente e Dom Helder Câmara

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorÁvila, Mário Lúcio de-
Autor(es): dc.creatorLassmann, Eric Thompson-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-22T11:22:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-22T11:22:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-12-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-12-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-11-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/40901-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/778667-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, 2020.-
Descrição: dc.descriptionA agricultura é uma das principais bases da economia do Brasil desde o inicio da sua colonização. No entanto, fatores como a desvalorização da agricultura familiar, mudanças ambientais e climáticas que vem ocorrendo sob influência dos modelos agrícolas adotados nas últimas décadas e a grande extensão territorial do país torna necessária a implantação de programas governamentais que ofereçam financiamentos e capacitações para implementação de novas práticas agrícolas. O objetivo deste trabalho foi analisar os legados deixados pelos programas governamentais federais agroecológicos - Proambiente e Dom Helder Câmara - desde a sua criação até os dias atuais. O Polo Rio Capim no Pará (Proambiente) e o Sertão do Pajeú em Pernambuco (PDHC) foram os territórios selecionados como amostra para pesquisa de campo. As informações foram coletadas por meio de documentos, artigos, relatórios oficiais. Para coleta de dados com membros da comunidade foi aplicado questionário semi-estruturado e realizadas rodas de conversas. Os tópicos analisados foram: a formação dos programas, os atores envolvidos (assistência técnica e agricultor familiar) e o legado deixado pelos programas em nível local e territorial, em relação a vida dos agricultores, articulação comunitária e as políticas públicas que aconteceram durante e após o encerramento dos programas. Tanto no Proambiente como no PDHC observou-se como resultado a melhoria no processo produtivo, com a adoção de práticas sustentáveis no cultivo dos alimentos, o que propiciou maior segurança alimentar para as comunidades beneficiadas. Os resultados mostraram ainda para a necessidade de se ter serviço de ATER com mais estabilidade e abrangência na zona rural brasileira. Os dois programas governamentais agroecológicos promoveram mudanças na vida dos agricultores contemplados, sendo que muitas delas permanecem até os dias atuais.-
Descrição: dc.descriptionAgriculture has been one of the main bases of Brazil's economy since the beginning of its colonization. However, factors such as the devaluation of family farming, environmental and climate changes that have been occurring under the influence of agricultural models adopted in recent decades and the country's large territorial extension makes it necessary to implement government programs that offer financing and training to implement new agricultural practices. The objective of this work was to analyze the legacies left by the federal agroecological government programs - Proambiente and Dom Helder Câmara - from its creation to the present day. The Rio Capim Pole in Pará (Proambiente) and the Sertão do Pajeú in Pernambuco (PDHC) were the territories selected as a sample for field research. The information was collected through documents, articles, official reports. To collect data with community members, a semi- structured questionnaire was applied and conversation circles were held. The topics analyzed were: the development of the programs, the actors involved (technical assistance and family farmers) and the legacy left by the programs at the local and territorial level, in relation to the lives of farmers, community articulation and public policies that took place during and after the closure of the programs. Both in Proambiente and in the PDHC, the improvement in the production process was observed as a result, with the adoption of sustainable practices in the cultivation of food, which provided greater food security for the benefited communities. The results also showed the need to have an ATER service with more stability and coverage in the Brazilian rural area. The both agroecological governmental programs promoted changes in the lives of the contemplated farmers, many of which remain today.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade UnB Planaltina (FUP)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectAgroecologia-
Palavras-chave: dc.subjectExtensão rural-
Palavras-chave: dc.subjectAssistência técnica-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica pública-
Título: dc.titleO legado dos programas Proambiente e Dom Helder Câmara-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.