Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Goiás | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | CAUHY, Letícia Cristina de Andrade | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-18T16:45:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-18T16:45:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-18 | - |
identificador: dc.identifier.other | Sequência didática para o ensino do Goalball | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/778206 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este Produto Educacional em forma de texto apresenta a sistematização de uma sequência didática pedagógica para o ensino do esporte paralímpico Goalball na escola de ensino regular, que poderá ser adotado nas aulas do componente curricular Educação Física. Foi desenvolvido durante o Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do CEPAE/UFG, entre os anos de 2022 a 2024, a partir dos registros feitos no diário de bordo, tratamento dos dados e formulação de ações interventivas, cujo produto final é a dissertação intitulada “O Goalball como conteúdo na Educação Física Escolar na Educação Básica: uma proposta didática”. O lócus do trabalho investigativo foi uma escola pública de ensino regular, localizada na região norte de Goiânia, Goiás. Nosso objeto de estudo foram os(as) professores(as) regentes da Educação Física da instituição pesquisada e o fazer pedagógico desses sujeitos. Em relação ao referencial teórico, utilizamos dos estudos abordados por Davi Rodrigues (2003), Márcio Morato (2008), Mantoan (2003), entre outros. Desenvolvemos um material didático e instrucional escrito, com a proposição e tema: “Sequência didática para o ensino do Goalball”, que será disponibilizado por meio de aplicativos de celulares ou computadores, visando a capacitação da prática pedagógica docente, tentando atender as necessidades e os problemas pontuados pelos docentes integrantes da amostra pesquisada, possibilitando assim, a qualificação da prática pedagógica por parte dos sujeitos envolvidos no trabalho investigativo. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 552 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Física | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Goalball | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino e Aprendizagem | pt_BR |
Título: dc.title | Sequência Didática para o Ensino do Goalball | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Sequência Didática para o Ensino do Goalball .pdf | 551,11 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/778206/2/Sequência Didática para o Ensino do Goalball .pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons