Sequência Didática para o Ensino do Goalball

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goiáspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCAUHY, Letícia Cristina de Andrade-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-18T16:45:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-18T16:45:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-18-
identificador: dc.identifier.otherSequência didática para o ensino do Goalballpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/778206-
Resumo: dc.description.abstractEste Produto Educacional em forma de texto apresenta a sistematização de uma sequência didática pedagógica para o ensino do esporte paralímpico Goalball na escola de ensino regular, que poderá ser adotado nas aulas do componente curricular Educação Física. Foi desenvolvido durante o Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do CEPAE/UFG, entre os anos de 2022 a 2024, a partir dos registros feitos no diário de bordo, tratamento dos dados e formulação de ações interventivas, cujo produto final é a dissertação intitulada “O Goalball como conteúdo na Educação Física Escolar na Educação Básica: uma proposta didática”. O lócus do trabalho investigativo foi uma escola pública de ensino regular, localizada na região norte de Goiânia, Goiás. Nosso objeto de estudo foram os(as) professores(as) regentes da Educação Física da instituição pesquisada e o fazer pedagógico desses sujeitos. Em relação ao referencial teórico, utilizamos dos estudos abordados por Davi Rodrigues (2003), Márcio Morato (2008), Mantoan (2003), entre outros. Desenvolvemos um material didático e instrucional escrito, com a proposição e tema: “Sequência didática para o ensino do Goalball”, que será disponibilizado por meio de aplicativos de celulares ou computadores, visando a capacitação da prática pedagógica docente, tentando atender as necessidades e os problemas pontuados pelos docentes integrantes da amostra pesquisada, possibilitando assim, a qualificação da prática pedagógica por parte dos sujeitos envolvidos no trabalho investigativo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent552 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Físicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGoalballpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino e Aprendizagempt_BR
Título: dc.titleSequência Didática para o Ensino do Goalballpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básicapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons