Uma proposta de sequência didática para estudantes com deficiência intelectual no ensino de Ciências

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPereira, Fernanda Alves de Freitas-
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Paulo Vitor Teodoro-
Autor(es): dc.contributor.authorRigue, Fernanda Monteiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-17T17:02:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-17T17:02:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional - Fernanda Alves de F. Pereirapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/778190-
Resumo: dc.description.abstractO produto educacional apresentado neste trabalho foi elaborado a partir da dissertação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática, da Universidade Federal de Uberlândia, intitulada: A experimentação como estratégia didática no ensino de ciências para estudantes com deficiência intelectual. A dissertação foi defendida no ano de 2024 e foi planejada com o objetivo de apresentar o processo de aplicabilidade de uma Sequência Didática (SD) por meio da experimentação investigativa no ensino de Ciências da Natureza, a partir de uma pesquisa-ação com oito estudantes com deficiência intelectual (DI) do ensino fundamental (séries finais). Como objetivos específicos desta pesquisa, buscamos elaborar uma SD sobre o tema Misturas e Separação de Misturas, bem como a produção de um produto didático sobre o tema Misturas e Separação de Misturas para estudantes com DI na educação básica. O produto destina-se aos profissionais da Educação Básica e tem como objetivo auxiliar esses docentes na prática da educação inclusiva, no sentido de oferecer ferramentas didáticas para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes da Educação Especial (EE). O produto apresenta em sua estrutura: apresentação ao leitor, breve explanação sobre SD, metodologia da pesquisa e encaminhamento para as aulas da SD. Cabe ressaltar que, este produto didático é oriundo da prática profissional desta pesquisadora, enquanto mestranda e professora da EE, e foi aplicado em contexto educacional na escola em que a pesquisadora atua como professora, e para os estudantes atendidos pela mesma no Atendimento Educacional Especializado AEE.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent381 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectensino de Ciênciaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectdeficiência intelectualpt_BR
Palavras-chave: dc.subjecteducação inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectexperimentação investigativapt_BR
Título: dc.titleUma proposta de sequência didática para estudantes com deficiência intelectual no ensino de Ciênciaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de mestrado profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons