Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Pereira, Fernanda Alves de Freitas | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Paulo Vitor Teodoro | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Rigue, Fernanda Monteiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-17T17:02:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-17T17:02:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional - Fernanda Alves de F. Pereira | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/778190 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O produto educacional apresentado neste trabalho foi elaborado a partir da dissertação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática, da Universidade Federal de Uberlândia, intitulada: A experimentação como estratégia didática no ensino de ciências para estudantes com deficiência intelectual. A dissertação foi defendida no ano de 2024 e foi planejada com o objetivo de apresentar o processo de aplicabilidade de uma Sequência Didática (SD) por meio da experimentação investigativa no ensino de Ciências da Natureza, a partir de uma pesquisa-ação com oito estudantes com deficiência intelectual (DI) do ensino fundamental (séries finais). Como objetivos específicos desta pesquisa, buscamos elaborar uma SD sobre o tema Misturas e Separação de Misturas, bem como a produção de um produto didático sobre o tema Misturas e Separação de Misturas para estudantes com DI na educação básica. O produto destina-se aos profissionais da Educação Básica e tem como objetivo auxiliar esses docentes na prática da educação inclusiva, no sentido de oferecer ferramentas didáticas para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes da Educação Especial (EE). O produto apresenta em sua estrutura: apresentação ao leitor, breve explanação sobre SD, metodologia da pesquisa e encaminhamento para as aulas da SD. Cabe ressaltar que, este produto didático é oriundo da prática profissional desta pesquisadora, enquanto mestranda e professora da EE, e foi aplicado em contexto educacional na escola em que a pesquisadora atua como professora, e para os estudantes atendidos pela mesma no Atendimento Educacional Especializado AEE. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 381 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de Ciências | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | deficiência intelectual | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | educação inclusiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | experimentação investigativa | pt_BR |
Título: dc.title | Uma proposta de sequência didática para estudantes com deficiência intelectual no ensino de Ciências | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de mestrado profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional - Fernanda Alves de F. Pereira.pdf | Produto Educacional - Fernanda Alves de F. Pereira | 380,96 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/778190/2/Produto Educacional - Fernanda Alves de F. Pereira.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons