ENTRE BRUXAS, DRAGÕES E CASTELOS – FILMES E SÉRIES NAS AULAS DE HISTÓRIA MEDIEVAL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRibeiro, Rafael-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-18T12:49:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-18T12:49:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherENTRE BRUXAS, DRAGÕES E CASTELOS – FILMES E SÉRIES NAS AULAS DE HISTÓRIA MEDIEVALpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/778169-
Resumo: dc.description.abstractDiferentes aspectos da Idade Média são objetos de estudo de vários campos dos saberes da ciência. A historiografia e as pesquisas em ensino de história medieval, em especial, vêm se apropriando e problematizando seus diferentes aspectos através do trabalho com uma variedade de fontes, entre elas, as audiovisuais. Ao pensar nessa relação do medievo com o audiovisual e as suas potencialidades, como também os objetivos do Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA), esta pesquisa explorou as possibilidades de uso de filmes e séries como recurso didático nas aulas de história medieval, para isso, analisamos o audiovisual a partir de suas características próprias, como figurino, trilha e efeitos sonoros, movimentos de câmera, cenários, entre outros, destacando desafios e possibilidade na sua utilização na pesquisa e no ensino. Tendo em vista o problema de pesquisa, seguimos a abordagem qualitativa através da estratégia da pesquisa documental que nessa pesquisa serão as produções: Joana D´Arc (1999 - Luc Besson), Joana D´Arc (1999 - Christian Duguay), Lutero (2004 - Eric Till), Valente (2012 - Brenda Chapman, Mark Andrews) e a série Os Pilares da Terra (2010 - Sergio MimicaGezzan). Como resultado da pesquisa foi produzido um e-book que discute como as produções audiovisuais constroem imageticamente o período medieval, assim como, análises fílmicas apontando temas históricos sobre o medievo e suas abordagens, os quais podem ser utilizados por docentes da educação básica.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent10 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História; Audiovisual; Idade Média; Narrativas históricas; Profhistóriapt_BR
Título: dc.titleENTRE BRUXAS, DRAGÕES E CASTELOS – FILMES E SÉRIES NAS AULAS DE HISTÓRIA MEDIEVALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA - PROFHISTÓRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons