Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Ribeiro, Rafael | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-18T12:49:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-18T12:49:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
identificador: dc.identifier.other | ENTRE BRUXAS, DRAGÕES E CASTELOS – FILMES E SÉRIES NAS AULAS DE HISTÓRIA MEDIEVAL | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/778169 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Diferentes aspectos da Idade Média são objetos de estudo de vários campos dos saberes da ciência. A historiografia e as pesquisas em ensino de história medieval, em especial, vêm se apropriando e problematizando seus diferentes aspectos através do trabalho com uma variedade de fontes, entre elas, as audiovisuais. Ao pensar nessa relação do medievo com o audiovisual e as suas potencialidades, como também os objetivos do Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA), esta pesquisa explorou as possibilidades de uso de filmes e séries como recurso didático nas aulas de história medieval, para isso, analisamos o audiovisual a partir de suas características próprias, como figurino, trilha e efeitos sonoros, movimentos de câmera, cenários, entre outros, destacando desafios e possibilidade na sua utilização na pesquisa e no ensino. Tendo em vista o problema de pesquisa, seguimos a abordagem qualitativa através da estratégia da pesquisa documental que nessa pesquisa serão as produções: Joana D´Arc (1999 - Luc Besson), Joana D´Arc (1999 - Christian Duguay), Lutero (2004 - Eric Till), Valente (2012 - Brenda Chapman, Mark Andrews) e a série Os Pilares da Terra (2010 - Sergio MimicaGezzan). Como resultado da pesquisa foi produzido um e-book que discute como as produções audiovisuais constroem imageticamente o período medieval, assim como, análises fílmicas apontando temas históricos sobre o medievo e suas abordagens, os quais podem ser utilizados por docentes da educação básica. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 10 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História; Audiovisual; Idade Média; Narrativas históricas; Profhistória | pt_BR |
Título: dc.title | ENTRE BRUXAS, DRAGÕES E CASTELOS – FILMES E SÉRIES NAS AULAS DE HISTÓRIA MEDIEVAL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA - PROFHISTÓRIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons