TESSITURAS DAS PRÁTICAS DOCENTES DE PROFESSORES DO POVO INDÍGENA TRUKÁ EM CABROBÓ-PE

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRamos, Sulaine Almeida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-16T23:23:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-16T23:23:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-21-
identificador: dc.identifier.otherTCC_Sulaine_Almeida_Ramos_dissertacaopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/778143-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objeto de estudo o Ensino de Sociologia e a interdisciplinaridade, e tem como objetivo investigar de que forma a professora de sociologia do povo indígena Truká em Cabrobó-PE, lida com as exigências de desenvolver a prática interdisciplinar. Com isso, tomei como perguntas norteadoras: os professores indígenas da escola Capitão Dena conseguem desenvolver um currículo pautado nos princípios da educação escolar indígena a partir das práticas interdisciplinares? O que os professores entendem por interdisciplinaridade e como desenvolvem? Como os professores lidam com as mudanças na educação decorrentes da reforma da Educação em 2017 e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)? A BNCC também foi pensada também para a educação escolar indígena na prática interdisciplinar? Como fundamentação teórica, compreendo a interdisciplinaridade a partir de Japiassu (1976) e Fazenda (2012); na discussão histórica da educação escolar indígena recorremos a Tassianari (2008), Secad (2007), Azevedo (2017), Grupioni (2003); sobre os povos indígenas, na interculturalidade e identidade buscamos a ampliação do olhar de Eliana Monteiro (2014), Stuart Hall (2006), Geertz (1999), Levi Strauss (1976 [1952]), Candau (2008) e Souza (2012). A pesquisa envolveu duas professoras e uma coordenadora pedagógica da Escola Capitão Dena em Cabrobó-PE. É uma pesquisa qualitativa, fundamentada na abordagem (auto)biográfica e documental, tomando como procedimentos a utilização de entrevistas narrativas por vídeo conferência e análise documental. Como resultados, a pesquisa aponta que a BNCC não foi pensada para Educação Escolar Indígena, os povos indígenas não tiveram um lugar de fala na elaboração. Os princípios de educação se diferem e não contribuem para construir um currículo intercultural com os princípios de educação da comunidade indígena Truká; nota-se que a comunidade indígena Truká tem sua própria compreensão da interdisciplinaridade, mas sua prática também está presente no diálogo dos conhecimentos universais e tradicionais dos povos indígenas. A interdisciplinaridade está presente na terra, nas narrativas, nos conhecimentos que estão presentes fora da sala de aula. Outro aspecto evidenciado está na necessidade do ensino de sociologia na educação escolar indígena e os desafios que o currículo intercultural ainda precisa superar, a pesquisa evidenciou que a BNCC e o sistema educacional expõem a fragilidade da educação escolar indígena Truká. A escola indígena é reconhecida como um lugar de resistência, luta, liberdade e identidade pelas professoras indígenas Truká.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,88 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de sociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTrukápt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectInterculturalidadept_BR
Título: dc.titleTESSITURAS DAS PRÁTICAS DOCENTES DE PROFESSORES DO POVO INDÍGENA TRUKÁ EM CABROBÓ-PEpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineSociologiapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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