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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Ramos, Sulaine Almeida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-16T23:23:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-16T23:23:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-21 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC_Sulaine_Almeida_Ramos_dissertacao | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/778143 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa teve como objeto de estudo o Ensino de Sociologia e a interdisciplinaridade, e tem como objetivo investigar de que forma a professora de sociologia do povo indígena Truká em Cabrobó-PE, lida com as exigências de desenvolver a prática interdisciplinar. Com isso, tomei como perguntas norteadoras: os professores indígenas da escola Capitão Dena conseguem desenvolver um currículo pautado nos princípios da educação escolar indígena a partir das práticas interdisciplinares? O que os professores entendem por interdisciplinaridade e como desenvolvem? Como os professores lidam com as mudanças na educação decorrentes da reforma da Educação em 2017 e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)? A BNCC também foi pensada também para a educação escolar indígena na prática interdisciplinar? Como fundamentação teórica, compreendo a interdisciplinaridade a partir de Japiassu (1976) e Fazenda (2012); na discussão histórica da educação escolar indígena recorremos a Tassianari (2008), Secad (2007), Azevedo (2017), Grupioni (2003); sobre os povos indígenas, na interculturalidade e identidade buscamos a ampliação do olhar de Eliana Monteiro (2014), Stuart Hall (2006), Geertz (1999), Levi Strauss (1976 [1952]), Candau (2008) e Souza (2012). A pesquisa envolveu duas professoras e uma coordenadora pedagógica da Escola Capitão Dena em Cabrobó-PE. É uma pesquisa qualitativa, fundamentada na abordagem (auto)biográfica e documental, tomando como procedimentos a utilização de entrevistas narrativas por vídeo conferência e análise documental. Como resultados, a pesquisa aponta que a BNCC não foi pensada para Educação Escolar Indígena, os povos indígenas não tiveram um lugar de fala na elaboração. Os princípios de educação se diferem e não contribuem para construir um currículo intercultural com os princípios de educação da comunidade indígena Truká; nota-se que a comunidade indígena Truká tem sua própria compreensão da interdisciplinaridade, mas sua prática também está presente no diálogo dos conhecimentos universais e tradicionais dos povos indígenas. A interdisciplinaridade está presente na terra, nas narrativas, nos conhecimentos que estão presentes fora da sala de aula. Outro aspecto evidenciado está na necessidade do ensino de sociologia na educação escolar indígena e os desafios que o currículo intercultural ainda precisa superar, a pesquisa evidenciou que a BNCC e o sistema educacional expõem a fragilidade da educação escolar indígena Truká. A escola indígena é reconhecida como um lugar de resistência, luta, liberdade e identidade pelas professoras indígenas Truká. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,88 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Truká | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Interculturalidade | pt_BR |
Título: dc.title | TESSITURAS DAS PRÁTICAS DOCENTES DE PROFESSORES DO POVO INDÍGENA TRUKÁ EM CABROBÓ-PE | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Sociologia | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
Arquivos associados: | ||||
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TCC Sulaine Almeida Ramos.pdf | 1,93 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/778143/2/TCC Sulaine Almeida Ramos.pdfDownload |
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