Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Savedra, Silas Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-16T23:19:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-16T23:19:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-27 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC_Silas_Souza_Savedra_dissertacao | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/778142 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação objetiva investigar o processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Estado do Ceará e o lugar do componente curricular de Sociologia no Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC) à luz da teoria crítica do currículo (APPLE,1996; 2006); (BERNSTEIN,1996) e da Pedagogia Histórico-Crítica (SAVIANI, 2012; 2016). Os principais instrumentos de construção de dados utilizados foram a análise de revisão bibliográfica e análise documental de Cellard (2008), tanto primária quanto secundária. Considerando os pressupostos epistemológicos do trabalho, a pesquisa se caracteriza de tipo qualitativa, pois a própria condição do objeto requer uma análise que esteja mais centrada nos aspectos constitutivos dos interesses, objetivos, atores envolvidos e, principalmente, as relações de poder que estão inseridas para construção da nova BNCC e o lugar da Sociologia no DCRC. Em vista disso, concluímos que a compreensão do processo de implementação da BNCC no Ceará deve considerar estruturas sociais, econômicas e políticas mais amplas, que existe uma relação contínua em quase sua totalidade entre BNCC e DCRC, principalmente, naquilo que cerne ao processo de “desfronteirização” e enxugamento curricular, assim como no sentido da descaracterização do papel do educador e, consequentemente, apresentando um prejuízo na relação ensino e aprendizagem. Somado a isso, por mais que se encontre no DCRC alguns elementos de resistência ou de descontinuidade de alguns aspectos da BNCC, a exemplo da permanência de boa parte das disciplinas dos modelos curriculares anteriores na atual matriz e da criação de objetos específicos de cada componente, contudo, não identificamos elementos de contraposição ou de avanços, mas, ao contrário, um decurso de continuidade na quase totalidade dos princípios presentes na BNCC. No que se refere ao lugar da Sociologia no DCRC, percebe-se um processo de secundarização e prejuízo dos objetivos didáticos-pedagógicos do componente, demonstramos isso através dos dados que certificam uma menor quantidade de objetos específicos em relação aos outros componentes, dos conceitos e temas sociológicos nos objetos de aprendizagem. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,90 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Neoliberalismo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | BNCC | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | DCRC | pt_BR |
Título: dc.title | O CURRÍCULO A SERVIÇO DO NEOLIBERALISMO: UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC NO CEARÁ E O LUGAR DA SOCIOLOGIA NO DCRC | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Sociologia | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
T-2021 - Silas Souza Savedra.pdf | 2,98 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/778142/2/T-2021 - Silas Souza Savedra.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons