O CURRÍCULO A SERVIÇO DO NEOLIBERALISMO: UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC NO CEARÁ E O LUGAR DA SOCIOLOGIA NO DCRC

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSavedra, Silas Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-16T23:19:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-16T23:19:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-27-
identificador: dc.identifier.otherTCC_Silas_Souza_Savedra_dissertacaopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/778142-
Resumo: dc.description.abstractA presente dissertação objetiva investigar o processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Estado do Ceará e o lugar do componente curricular de Sociologia no Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC) à luz da teoria crítica do currículo (APPLE,1996; 2006); (BERNSTEIN,1996) e da Pedagogia Histórico-Crítica (SAVIANI, 2012; 2016). Os principais instrumentos de construção de dados utilizados foram a análise de revisão bibliográfica e análise documental de Cellard (2008), tanto primária quanto secundária. Considerando os pressupostos epistemológicos do trabalho, a pesquisa se caracteriza de tipo qualitativa, pois a própria condição do objeto requer uma análise que esteja mais centrada nos aspectos constitutivos dos interesses, objetivos, atores envolvidos e, principalmente, as relações de poder que estão inseridas para construção da nova BNCC e o lugar da Sociologia no DCRC. Em vista disso, concluímos que a compreensão do processo de implementação da BNCC no Ceará deve considerar estruturas sociais, econômicas e políticas mais amplas, que existe uma relação contínua em quase sua totalidade entre BNCC e DCRC, principalmente, naquilo que cerne ao processo de “desfronteirização” e enxugamento curricular, assim como no sentido da descaracterização do papel do educador e, consequentemente, apresentando um prejuízo na relação ensino e aprendizagem. Somado a isso, por mais que se encontre no DCRC alguns elementos de resistência ou de descontinuidade de alguns aspectos da BNCC, a exemplo da permanência de boa parte das disciplinas dos modelos curriculares anteriores na atual matriz e da criação de objetos específicos de cada componente, contudo, não identificamos elementos de contraposição ou de avanços, mas, ao contrário, um decurso de continuidade na quase totalidade dos princípios presentes na BNCC. No que se refere ao lugar da Sociologia no DCRC, percebe-se um processo de secundarização e prejuízo dos objetivos didáticos-pedagógicos do componente, demonstramos isso através dos dados que certificam uma menor quantidade de objetos específicos em relação aos outros componentes, dos conceitos e temas sociológicos nos objetos de aprendizagem.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,90 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectNeoliberalismopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCurrículopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectBNCCpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDCRCpt_BR
Título: dc.titleO CURRÍCULO A SERVIÇO DO NEOLIBERALISMO: UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC NO CEARÁ E O LUGAR DA SOCIOLOGIA NO DCRCpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineSociologiapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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