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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Lopes, Pedro Vitor de Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-16T23:15:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-16T23:15:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-27 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC_ Pedro_Vitor_de_Souza_Lopes _dissertacao | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/778141 | - |
Resumo: dc.description.abstract | As reflexões elencadas neste trabalho têm como objetivo central pensar o ensino de Sociologia no estado da Bahia, diante do processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da Lei n.13.415/2017, que mudou a configuração do Ensino Médio no país. Nesse sentido, parte-se da premissa que a Sociologia escolar é um dos instrumentos basilares para formação crítica da juventude, contribuindo para a compreensão dos dilemas contemporâneos que afetam a sociedade. A partir dessa perspectiva, o trabalho traça um debate sobre currículo com base na teoria crítica, sobretudo, através das contribuições de Bourdieu e Michael Apple (2006). Trata-se de uma pesquisa com caráter eminentemente qualitativo que, no plano metodológico, utiliza-se da revisão bibliográfica e a análise documental, nos moldes de Cellard (2014), com a finalidade de compreender o espaço destinado a Sociologia escolar no Documento Curricular Referencial da Bahia para o Ensino Médio (DCRB-EM), diretriz estadual construída para atender às demandas impostas pelo “novo” Ensino Médio e pela BNCC. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 981 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | currículo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | BNCC | pt_BR |
Título: dc.title | CURRÍCULO ESCOLAR DA BAHIA E ENSINO DE SOCIOLOGIA: REFLEXÕES A PARTIR DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO, BNCC E DO DOCUMENTO CURRICULAR REFERENCIAL DO ESTADO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Sociologia | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
Arquivos associados: | ||||
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T-2021 - PEDRO VITOR DE SOUZA LOPES.pdf | 981,3 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/778141/2/T-2021 - PEDRO VITOR DE SOUZA LOPES.pdfDownload |
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