CURRÍCULO ESCOLAR DA BAHIA E ENSINO DE SOCIOLOGIA: REFLEXÕES A PARTIR DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO, BNCC E DO DOCUMENTO CURRICULAR REFERENCIAL DO ESTADO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLopes, Pedro Vitor de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-16T23:15:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-16T23:15:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-27-
identificador: dc.identifier.otherTCC_ Pedro_Vitor_de_Souza_Lopes _dissertacaopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/778141-
Resumo: dc.description.abstractAs reflexões elencadas neste trabalho têm como objetivo central pensar o ensino de Sociologia no estado da Bahia, diante do processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da Lei n.13.415/2017, que mudou a configuração do Ensino Médio no país. Nesse sentido, parte-se da premissa que a Sociologia escolar é um dos instrumentos basilares para formação crítica da juventude, contribuindo para a compreensão dos dilemas contemporâneos que afetam a sociedade. A partir dessa perspectiva, o trabalho traça um debate sobre currículo com base na teoria crítica, sobretudo, através das contribuições de Bourdieu e Michael Apple (2006). Trata-se de uma pesquisa com caráter eminentemente qualitativo que, no plano metodológico, utiliza-se da revisão bibliográfica e a análise documental, nos moldes de Cellard (2014), com a finalidade de compreender o espaço destinado a Sociologia escolar no Documento Curricular Referencial da Bahia para o Ensino Médio (DCRB-EM), diretriz estadual construída para atender às demandas impostas pelo “novo” Ensino Médio e pela BNCC.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent981 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de sociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectcurrículopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectBNCCpt_BR
Título: dc.titleCURRÍCULO ESCOLAR DA BAHIA E ENSINO DE SOCIOLOGIA: REFLEXÕES A PARTIR DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO, BNCC E DO DOCUMENTO CURRICULAR REFERENCIAL DO ESTADOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineSociologiapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFSOCIO


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons