CIBERCULTURA E SOCIOLOGIA: PROPAGANDO A EXPERIÊNCIA AFRO-ATLÂNTICA E IDENTIDADE NA WEB 2.0

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Max Augusto Alves de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-16T23:11:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-16T23:11:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-06-
identificador: dc.identifier.otherTCC_ Max_Augusto_Alves_de_Souza_dissertacaopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/778140-
Resumo: dc.description.abstractO estudo em questão busca fazer uma análise qualitativa acerca da identificação de temas sociológicos e seu relacionamento com o ensino por meio de ferramentas digitais e o ensino de cultura afro-brasileira baseado na Lei 10639/03 no Colégio Estadual Senador Luiz Viana Filho – Almadina-Bahia. Essa dissertação de mestrado tem como objetivo a análise da influência exercida pelas midias digitais no ensino de sociologia com o 2º e 3º ano do ensino médio no processo de desenvolvimento das categorias de percepção das abordagens sociológicas da Cibecultura. A técnica de investigação usada foi grupo focal com a participação de 20 estudantes e 3º ano, mediados. À medida que novas formas de comunicação que dependem de tecnologias digitais se tornam amplamente disponíveis, o caráter da cultura e da sociedade mudou profundamente, mudando a forma como buscamos e produzimos informação. No entanto, as ciências sociais ainda analisam esse fenômeno de forma tímida, ignorando o impacto da tecnologia digital na sociedade e, principalmente, na própria sociologia. Esta tese descreve como a mudança tecnológica se tornou um dos grandes desafios enfrentados pela sociologia no século 21, argumentando que não é apenas necessário melhorar os aspectos técnicos da pesquisa – por exemplo, dominar softwares de análise qualitativa e quantitativa e redes sociais digitais – mas fundamentalmente, esses avanços nas implicações epistemológicas da tecnologia na imaginação sociológica. Este trabalho busca demonstra em seu desenvolvimento os argumentos que mostre o ensino de sociologia e como a lei 10639/03 podem ser trabalhadas em conjunto colaborando para um entendimento muito mais amplo da sociedade e o desenvolvimento de cultura de relacional muito mais saudável no ambiente escolar a trajetória da pesquisa enfoca nas dificuldades e enfrentadas pelos alunos para ter acesso as tecnologias e a importância desta na conjuntura social atual em que vemos outro ponto é a questão da cibercultura seu entrelaçamento nas relações sociais e o as mudanças que esta nova tendência no ensino vai se transformar no próximos anos na educação de forma positiva. Sendo, portanto, uma pesquisa evidentemente delineada pela interdisciplinaridade (Sociologia e História, Tecnologia da informação)pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,99 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectciberculturapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectabordagens sociológicaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectmídias digitaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectcultura afro-brasileirapt_BR
Título: dc.titleCIBERCULTURA E SOCIOLOGIA: PROPAGANDO A EXPERIÊNCIA AFRO-ATLÂNTICA E IDENTIDADE NA WEB 2.0pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineSociologiapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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