Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Max Augusto Alves de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-16T23:11:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-16T23:11:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-06 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC_ Max_Augusto_Alves_de_Souza_dissertacao | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/778140 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O estudo em questão busca fazer uma análise qualitativa acerca da identificação de temas sociológicos e seu relacionamento com o ensino por meio de ferramentas digitais e o ensino de cultura afro-brasileira baseado na Lei 10639/03 no Colégio Estadual Senador Luiz Viana Filho – Almadina-Bahia. Essa dissertação de mestrado tem como objetivo a análise da influência exercida pelas midias digitais no ensino de sociologia com o 2º e 3º ano do ensino médio no processo de desenvolvimento das categorias de percepção das abordagens sociológicas da Cibecultura. A técnica de investigação usada foi grupo focal com a participação de 20 estudantes e 3º ano, mediados. À medida que novas formas de comunicação que dependem de tecnologias digitais se tornam amplamente disponíveis, o caráter da cultura e da sociedade mudou profundamente, mudando a forma como buscamos e produzimos informação. No entanto, as ciências sociais ainda analisam esse fenômeno de forma tímida, ignorando o impacto da tecnologia digital na sociedade e, principalmente, na própria sociologia. Esta tese descreve como a mudança tecnológica se tornou um dos grandes desafios enfrentados pela sociologia no século 21, argumentando que não é apenas necessário melhorar os aspectos técnicos da pesquisa – por exemplo, dominar softwares de análise qualitativa e quantitativa e redes sociais digitais – mas fundamentalmente, esses avanços nas implicações epistemológicas da tecnologia na imaginação sociológica. Este trabalho busca demonstra em seu desenvolvimento os argumentos que mostre o ensino de sociologia e como a lei 10639/03 podem ser trabalhadas em conjunto colaborando para um entendimento muito mais amplo da sociedade e o desenvolvimento de cultura de relacional muito mais saudável no ambiente escolar a trajetória da pesquisa enfoca nas dificuldades e enfrentadas pelos alunos para ter acesso as tecnologias e a importância desta na conjuntura social atual em que vemos outro ponto é a questão da cibercultura seu entrelaçamento nas relações sociais e o as mudanças que esta nova tendência no ensino vai se transformar no próximos anos na educação de forma positiva. Sendo, portanto, uma pesquisa evidentemente delineada pela interdisciplinaridade (Sociologia e História, Tecnologia da informação) | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,99 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | cibercultura | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | abordagens sociológicas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | mídias digitais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | cultura afro-brasileira | pt_BR |
Título: dc.title | CIBERCULTURA E SOCIOLOGIA: PROPAGANDO A EXPERIÊNCIA AFRO-ATLÂNTICA E IDENTIDADE NA WEB 2.0 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Sociologia | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
TCC Max Augusto.pdf | 2,05 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/778140/2/TCC Max Augusto.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons