DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) NO CURRÍCULO E PRÁTICA PEDAGÓGICA DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Marcos Alves dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-16T23:03:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-16T23:03:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-13-
identificador: dc.identifier.otherTCC_Marcos_Alves_dos_Santos_dissertacaopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/778139-
Resumo: dc.description.abstractO avanço das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) transformou o cenário educacional, trazendo desafios e oportunidades para as escolas. A rápida evolução dessas tecnologias exige uma incorporação efetiva no currículo e nas práticas pedagógicas. Nesse contexto, é fundamental realizar reflexões científicas para compreender os desafios e possibilidades que o desenvolvimento tecnológico oferece à Educação Básica. Considerando que oensino da Sociologia desempenha um papel fundamental na apropriação e compreensão crítica deste cenário, esta pesquisa aborda aspectos teórico-epistemológicos próprios do campo da referida disciplina, tais como: Imaginação Sociológica, desnaturalização, estranhamento e Sociologia Digital. O objeto de estudo é o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no currículo e na prática pedagógica dos professores de Sociologia no Ensino Médio. Diante disso, destaca-se a seguinte questão norteadora: “Como os professores de Sociologia do Ensino Médio da Rede Estadual de Pernambuco utilizam as TDIC no currículo e sua prática pedagógica? Quais são as dificuldades e as oportunidades que eles encontram nesse processo?”. Portanto, o objetivo geral é: investigar os desafios e as possibilidades do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no currículo e prática pedagógica do ensino de Sociologia no Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco. Destarte, foram analisados os referenciais curriculares nacionais e estaduais (especificamente do estado de Pernambuco) e as práticas curriculares e pedagógicas de professores de Sociologia em duas escolas públicas da Rede Estadual de Pernambuco. Para o desenvolvimento desta pesquisa, foi adotada a abordagem qualitativa; quanto aos objetivos, foi realizado um estudo descritivo; como procedimentos técnicos, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica juntamente com a pesquisa de campo, para promover o melhor entendimento do assunto e das discussões levantadas a respeito; para interpretar os dados coletados, foi adotada a metodologia de análise de conteúdo, cujo objetivo é compreender criticamente o significado das comunicações. Ao considerar os desafios e as possibilidades, o estudo aponta que o uso das TDIC no ensino de Sociologia traz benefícios como acesso a recursos e informações, estímulo ao pensamento crítico e colaboração entre os estudantes. No entanto, o estudo também aponta para a necessidadede investimento em infraestrutura, formação continuada e apoio técnico para que os professores possam utilizar essas tecnologias de forma efetiva, proporcionando uma educação atualizada e enriquecedora para os estudantes.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,03 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC)pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino da Sociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDesafios e possibilidadespt_BR
Título: dc.titleDESAFIOS E POSSIBILIDADES DO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) NO CURRÍCULO E PRÁTICA PEDAGÓGICA DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineSociologiapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFSOCIO


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons