Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Marcos Alves dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-16T23:03:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-16T23:03:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-13 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC_Marcos_Alves_dos_Santos_dissertacao | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/778139 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O avanço das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) transformou o cenário educacional, trazendo desafios e oportunidades para as escolas. A rápida evolução dessas tecnologias exige uma incorporação efetiva no currículo e nas práticas pedagógicas. Nesse contexto, é fundamental realizar reflexões científicas para compreender os desafios e possibilidades que o desenvolvimento tecnológico oferece à Educação Básica. Considerando que oensino da Sociologia desempenha um papel fundamental na apropriação e compreensão crítica deste cenário, esta pesquisa aborda aspectos teórico-epistemológicos próprios do campo da referida disciplina, tais como: Imaginação Sociológica, desnaturalização, estranhamento e Sociologia Digital. O objeto de estudo é o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no currículo e na prática pedagógica dos professores de Sociologia no Ensino Médio. Diante disso, destaca-se a seguinte questão norteadora: “Como os professores de Sociologia do Ensino Médio da Rede Estadual de Pernambuco utilizam as TDIC no currículo e sua prática pedagógica? Quais são as dificuldades e as oportunidades que eles encontram nesse processo?”. Portanto, o objetivo geral é: investigar os desafios e as possibilidades do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no currículo e prática pedagógica do ensino de Sociologia no Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco. Destarte, foram analisados os referenciais curriculares nacionais e estaduais (especificamente do estado de Pernambuco) e as práticas curriculares e pedagógicas de professores de Sociologia em duas escolas públicas da Rede Estadual de Pernambuco. Para o desenvolvimento desta pesquisa, foi adotada a abordagem qualitativa; quanto aos objetivos, foi realizado um estudo descritivo; como procedimentos técnicos, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica juntamente com a pesquisa de campo, para promover o melhor entendimento do assunto e das discussões levantadas a respeito; para interpretar os dados coletados, foi adotada a metodologia de análise de conteúdo, cujo objetivo é compreender criticamente o significado das comunicações. Ao considerar os desafios e as possibilidades, o estudo aponta que o uso das TDIC no ensino de Sociologia traz benefícios como acesso a recursos e informações, estímulo ao pensamento crítico e colaboração entre os estudantes. No entanto, o estudo também aponta para a necessidadede investimento em infraestrutura, formação continuada e apoio técnico para que os professores possam utilizar essas tecnologias de forma efetiva, proporcionando uma educação atualizada e enriquecedora para os estudantes. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,03 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino da Sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Desafios e possibilidades | pt_BR |
Título: dc.title | DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) NO CURRÍCULO E PRÁTICA PEDAGÓGICA DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Sociologia | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
T-2021 - MARCOS ALVES DOS SANTOS.pdf | 1,06 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/778139/2/T-2021 - MARCOS ALVES DOS SANTOS.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons