
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Marcos Alves dos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-16T23:03:47Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-16T23:03:47Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-13 | - |
| identificador: dc.identifier.other | TCC_Marcos_Alves_dos_Santos_dissertacao | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/778139 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O avanço das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) transformou o cenário educacional, trazendo desafios e oportunidades para as escolas. A rápida evolução dessas tecnologias exige uma incorporação efetiva no currículo e nas práticas pedagógicas. Nesse contexto, é fundamental realizar reflexões científicas para compreender os desafios e possibilidades que o desenvolvimento tecnológico oferece à Educação Básica. Considerando que oensino da Sociologia desempenha um papel fundamental na apropriação e compreensão crítica deste cenário, esta pesquisa aborda aspectos teórico-epistemológicos próprios do campo da referida disciplina, tais como: Imaginação Sociológica, desnaturalização, estranhamento e Sociologia Digital. O objeto de estudo é o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no currículo e na prática pedagógica dos professores de Sociologia no Ensino Médio. Diante disso, destaca-se a seguinte questão norteadora: “Como os professores de Sociologia do Ensino Médio da Rede Estadual de Pernambuco utilizam as TDIC no currículo e sua prática pedagógica? Quais são as dificuldades e as oportunidades que eles encontram nesse processo?”. Portanto, o objetivo geral é: investigar os desafios e as possibilidades do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no currículo e prática pedagógica do ensino de Sociologia no Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco. Destarte, foram analisados os referenciais curriculares nacionais e estaduais (especificamente do estado de Pernambuco) e as práticas curriculares e pedagógicas de professores de Sociologia em duas escolas públicas da Rede Estadual de Pernambuco. Para o desenvolvimento desta pesquisa, foi adotada a abordagem qualitativa; quanto aos objetivos, foi realizado um estudo descritivo; como procedimentos técnicos, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica juntamente com a pesquisa de campo, para promover o melhor entendimento do assunto e das discussões levantadas a respeito; para interpretar os dados coletados, foi adotada a metodologia de análise de conteúdo, cujo objetivo é compreender criticamente o significado das comunicações. Ao considerar os desafios e as possibilidades, o estudo aponta que o uso das TDIC no ensino de Sociologia traz benefícios como acesso a recursos e informações, estímulo ao pensamento crítico e colaboração entre os estudantes. No entanto, o estudo também aponta para a necessidadede investimento em infraestrutura, formação continuada e apoio técnico para que os professores possam utilizar essas tecnologias de forma efetiva, proporcionando uma educação atualizada e enriquecedora para os estudantes. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1,03 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino da Sociologia | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Currículo escolar | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Desafios e possibilidades | pt_BR |
| Título: dc.title | DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) NO CURRÍCULO E PRÁTICA PEDAGÓGICA DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Sociologia | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| T-2021 - MARCOS ALVES DOS SANTOS.pdf | 1.06 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/778139/2/T-2021 - MARCOS ALVES DOS SANTOS.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons