A EMERGÊNCIA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A ENTRADA NA UNIVERSIDADE: Percursos e travessias dos estudantes quilombolas da Ilha de Maré

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorVigas, Lailson Lazaro do Valle-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-16T22:02:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-16T22:02:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-12-
identificador: dc.identifier.otherTCC_Lailson_Lazaro_do_Valle_Vigas_dissertacaopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/778137-
Resumo: dc.description.abstractO presente texto dissertativo objetiva realçar a importância das políticas públicas e ações afirmativas diante do fenômeno social da desigualdade racial no Brasil, em seu recorte racial, a partir do estudo descritivo de abordagem qualitativa. O trabalho é fundamentado a partir dos teóricos das ciências sociais, pelos quais busquei demonstrar o encadeamento entre teorias racialistas, escravidão e desigualdade racial, bem como as suas implicações no campo da educação no Brasil. Neste sentido, dialogo com Clovis Moura, Carlos Hasenbalg, Kabengele Munanga, Lilia Schwarctz, Silvio Almeida, Frantz Fanon, Pierre Bourdieu e Stuart Hall; pesquisas amostrais quantitativas do Pnad/IBGE e de outras instituições focadas nas desigualdades socioeducacionais, a partir da cor e da raça, considerando o diálogo, educação e ciências sociais foram utilizadas. A partir da minha prática docente, em meus oito anos à frente das disciplinas Geografia e Sociologia e de outras disciplinas da área de humanas, no Colégio Estadual Marcilio Dias (CEMD), na região do Subúrbio Ferroviário de Salvador, no bairro de São Tomé de Paripe, pude perceber empiricamente o quanto os estudantes das turmas do Ensino Médio, oriundos das comunidades quilombolas de Ilha de Maré, ignoravam as políticas públicas e ações afirmativas voltadas para promover o ingresso e a permanência dos negros quilombolas no ensino superior. A cartilha intitulada “Estudantes Quilombolas de Ilha de Maré” objetiva didaticamente informar os estudantes quilombolas acerca dos mecanismos de políticas públicas e ações afirmativas enquanto produto do curso de mestrado do Profsociopt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,88 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação escolar quilombolapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas públicas de ações afirmativaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRacismopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCiências Sociaispt_BR
Título: dc.titleA EMERGÊNCIA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A ENTRADA NA UNIVERSIDADE: Percursos e travessias dos estudantes quilombolas da Ilha de Marépt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineSociologiapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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