Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Vigas, Lailson Lazaro do Valle | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-16T22:02:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-16T22:02:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC_Lailson_Lazaro_do_Valle_Vigas_dissertacao | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/778137 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente texto dissertativo objetiva realçar a importância das políticas públicas e ações afirmativas diante do fenômeno social da desigualdade racial no Brasil, em seu recorte racial, a partir do estudo descritivo de abordagem qualitativa. O trabalho é fundamentado a partir dos teóricos das ciências sociais, pelos quais busquei demonstrar o encadeamento entre teorias racialistas, escravidão e desigualdade racial, bem como as suas implicações no campo da educação no Brasil. Neste sentido, dialogo com Clovis Moura, Carlos Hasenbalg, Kabengele Munanga, Lilia Schwarctz, Silvio Almeida, Frantz Fanon, Pierre Bourdieu e Stuart Hall; pesquisas amostrais quantitativas do Pnad/IBGE e de outras instituições focadas nas desigualdades socioeducacionais, a partir da cor e da raça, considerando o diálogo, educação e ciências sociais foram utilizadas. A partir da minha prática docente, em meus oito anos à frente das disciplinas Geografia e Sociologia e de outras disciplinas da área de humanas, no Colégio Estadual Marcilio Dias (CEMD), na região do Subúrbio Ferroviário de Salvador, no bairro de São Tomé de Paripe, pude perceber empiricamente o quanto os estudantes das turmas do Ensino Médio, oriundos das comunidades quilombolas de Ilha de Maré, ignoravam as políticas públicas e ações afirmativas voltadas para promover o ingresso e a permanência dos negros quilombolas no ensino superior. A cartilha intitulada “Estudantes Quilombolas de Ilha de Maré” objetiva didaticamente informar os estudantes quilombolas acerca dos mecanismos de políticas públicas e ações afirmativas enquanto produto do curso de mestrado do Profsocio | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,88 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação escolar quilombola | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Políticas públicas de ações afirmativas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Racismo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Sociais | pt_BR |
Título: dc.title | A EMERGÊNCIA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A ENTRADA NA UNIVERSIDADE: Percursos e travessias dos estudantes quilombolas da Ilha de Maré | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Sociologia | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
T-2021 - LAILSON LAZARO DO VALLE VIGAS.pdf | 2,95 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/778137/2/T-2021 - LAILSON LAZARO DO VALLE VIGAS.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons