EDUCAÇÃO INCLUSIVA, DO DITO AO FEITO: TECENDO DIÁLOGOS ENTRE A INCLUSÃO ESCOLAR E O ENSINO DA SOCIOLOGIA

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Jeany Pereira Xavier de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-16T21:58:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-16T21:58:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-07-
identificador: dc.identifier.otherTCC_Jeany_Pereira_Xavier_de_Souza_dissertacaopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/778136-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho versa sobre a Educação Inclusiva e o ensino da Sociologia, pertencendo a linha de pesquisa: Educação, escola e sociedade. A educação inclusiva é um paradigma que busca garantir igualdade de condições de acesso e permanência na escola para todos os estudantes, independentemente de suas limitações físicas. É um processo em constante movimento, no qual cada pessoa envolvida no ambiente escolar desempenha um papel fundamental para que a inclusão ocorra efetivamente. Assim, a Sociologia desempenha um papel importante ao promover a inclusão social e possibilitar a compreensão das dinâmicas sociais. Diante disso, o trabalho tem como objetivo compreender de que maneira o ensino de Sociologia tem contribuído para uma formação cidadã inclusiva. Além disso, visa analisar o processo de inclusão no ambiente escolar, relatar os desafios enfrentados e realizar uma análise documental para enriquecer o debate e estimular novas reflexões. O estudo busca repensar caminhos para a inclusão escolar, analisando desafios, obstáculos e comparando o que é prescrito em leis com o que é observado na prática. Para a sua realização utilizei de métodos como revisão de literatura, análise documental e autoetnografia docente. O trabalho está estruturado em cinco capítulos. No primeiro, são apresentadas vivências pessoais, o segundo capítulo aborda a metodologia utilizada, no terceiro capítulo, intitulado "Educação Inclusiva e o ensino da Sociologia 'O DITO'", são apresentados conceitos, marcos históricos, leis e estudos relacionados à temática, o quarto capítulo, chamado de "O Feito", são analisados documentos e narrativas autoetnográficas realizando uma comparação do que é prescrito em leis e o que é observado na prática, discutindo desafios e obstáculos para a efetivação da educação inclusiva e do ensino de Sociologia. Neste momento buscamos investigar exemplos concretos de ações realizadas na escola, tais como adaptações curriculares, estratégias de ensino, atividades extracurriculares e projetos pedagógicos que promovam a inclusão e a formação cidadã. O quinto capítulo consiste nas conclusões e reflexões, os "PENSAMENTOS FINAIS", foi realizada uma análise crítica dos dados documentais e autobiográficos levantados. Dentre os resultados descobertos, foram identificados obstáculos, como a falta de preparo dos professores de Sociologia, a carga horária insuficiente, a falta de participação coletiva na elaboração do Projeto Político-Pedagógico (PPP) e a inadequação dos materiais didáticos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,33 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de sociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPessoa com deficiênciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEscolapt_BR
Título: dc.titleEDUCAÇÃO INCLUSIVA, DO DITO AO FEITO: TECENDO DIÁLOGOS ENTRE A INCLUSÃO ESCOLAR E O ENSINO DA SOCIOLOGIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineSociologiapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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