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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Jeany Pereira Xavier de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-16T21:58:25Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-16T21:58:25Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-07 | - |
| identificador: dc.identifier.other | TCC_Jeany_Pereira_Xavier_de_Souza_dissertacao | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/778136 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho versa sobre a Educação Inclusiva e o ensino da Sociologia, pertencendo a linha de pesquisa: Educação, escola e sociedade. A educação inclusiva é um paradigma que busca garantir igualdade de condições de acesso e permanência na escola para todos os estudantes, independentemente de suas limitações físicas. É um processo em constante movimento, no qual cada pessoa envolvida no ambiente escolar desempenha um papel fundamental para que a inclusão ocorra efetivamente. Assim, a Sociologia desempenha um papel importante ao promover a inclusão social e possibilitar a compreensão das dinâmicas sociais. Diante disso, o trabalho tem como objetivo compreender de que maneira o ensino de Sociologia tem contribuído para uma formação cidadã inclusiva. Além disso, visa analisar o processo de inclusão no ambiente escolar, relatar os desafios enfrentados e realizar uma análise documental para enriquecer o debate e estimular novas reflexões. O estudo busca repensar caminhos para a inclusão escolar, analisando desafios, obstáculos e comparando o que é prescrito em leis com o que é observado na prática. Para a sua realização utilizei de métodos como revisão de literatura, análise documental e autoetnografia docente. O trabalho está estruturado em cinco capítulos. No primeiro, são apresentadas vivências pessoais, o segundo capítulo aborda a metodologia utilizada, no terceiro capítulo, intitulado "Educação Inclusiva e o ensino da Sociologia 'O DITO'", são apresentados conceitos, marcos históricos, leis e estudos relacionados à temática, o quarto capítulo, chamado de "O Feito", são analisados documentos e narrativas autoetnográficas realizando uma comparação do que é prescrito em leis e o que é observado na prática, discutindo desafios e obstáculos para a efetivação da educação inclusiva e do ensino de Sociologia. Neste momento buscamos investigar exemplos concretos de ações realizadas na escola, tais como adaptações curriculares, estratégias de ensino, atividades extracurriculares e projetos pedagógicos que promovam a inclusão e a formação cidadã. O quinto capítulo consiste nas conclusões e reflexões, os "PENSAMENTOS FINAIS", foi realizada uma análise crítica dos dados documentais e autobiográficos levantados. Dentre os resultados descobertos, foram identificados obstáculos, como a falta de preparo dos professores de Sociologia, a carga horária insuficiente, a falta de participação coletiva na elaboração do Projeto Político-Pedagógico (PPP) e a inadequação dos materiais didáticos. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 3,33 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de sociologia | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Pessoa com deficiência | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Escola | pt_BR |
| Título: dc.title | EDUCAÇÃO INCLUSIVA, DO DITO AO FEITO: TECENDO DIÁLOGOS ENTRE A INCLUSÃO ESCOLAR E O ENSINO DA SOCIOLOGIA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Sociologia | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| T-2021 - Jeany Pereira Xavier de Souza.pdf | 3.42 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/778136/2/T-2021 - Jeany Pereira Xavier de Souza.pdfDownload |
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