Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Jeany Pereira Xavier de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-16T21:58:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-16T21:58:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-07 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC_Jeany_Pereira_Xavier_de_Souza_dissertacao | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/778136 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho versa sobre a Educação Inclusiva e o ensino da Sociologia, pertencendo a linha de pesquisa: Educação, escola e sociedade. A educação inclusiva é um paradigma que busca garantir igualdade de condições de acesso e permanência na escola para todos os estudantes, independentemente de suas limitações físicas. É um processo em constante movimento, no qual cada pessoa envolvida no ambiente escolar desempenha um papel fundamental para que a inclusão ocorra efetivamente. Assim, a Sociologia desempenha um papel importante ao promover a inclusão social e possibilitar a compreensão das dinâmicas sociais. Diante disso, o trabalho tem como objetivo compreender de que maneira o ensino de Sociologia tem contribuído para uma formação cidadã inclusiva. Além disso, visa analisar o processo de inclusão no ambiente escolar, relatar os desafios enfrentados e realizar uma análise documental para enriquecer o debate e estimular novas reflexões. O estudo busca repensar caminhos para a inclusão escolar, analisando desafios, obstáculos e comparando o que é prescrito em leis com o que é observado na prática. Para a sua realização utilizei de métodos como revisão de literatura, análise documental e autoetnografia docente. O trabalho está estruturado em cinco capítulos. No primeiro, são apresentadas vivências pessoais, o segundo capítulo aborda a metodologia utilizada, no terceiro capítulo, intitulado "Educação Inclusiva e o ensino da Sociologia 'O DITO'", são apresentados conceitos, marcos históricos, leis e estudos relacionados à temática, o quarto capítulo, chamado de "O Feito", são analisados documentos e narrativas autoetnográficas realizando uma comparação do que é prescrito em leis e o que é observado na prática, discutindo desafios e obstáculos para a efetivação da educação inclusiva e do ensino de Sociologia. Neste momento buscamos investigar exemplos concretos de ações realizadas na escola, tais como adaptações curriculares, estratégias de ensino, atividades extracurriculares e projetos pedagógicos que promovam a inclusão e a formação cidadã. O quinto capítulo consiste nas conclusões e reflexões, os "PENSAMENTOS FINAIS", foi realizada uma análise crítica dos dados documentais e autobiográficos levantados. Dentre os resultados descobertos, foram identificados obstáculos, como a falta de preparo dos professores de Sociologia, a carga horária insuficiente, a falta de participação coletiva na elaboração do Projeto Político-Pedagógico (PPP) e a inadequação dos materiais didáticos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,33 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Pessoa com deficiência | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Escola | pt_BR |
Título: dc.title | EDUCAÇÃO INCLUSIVA, DO DITO AO FEITO: TECENDO DIÁLOGOS ENTRE A INCLUSÃO ESCOLAR E O ENSINO DA SOCIOLOGIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Sociologia | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
T-2021 - Jeany Pereira Xavier de Souza.pdf | 3,42 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/778136/2/T-2021 - Jeany Pereira Xavier de Souza.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons