Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Francisco | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-13T22:30:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-13T22:30:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
identificador: dc.identifier.other | 2024_dis_fjfsouza | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/778074 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O objetivo desta pesquisa é compreender e analisar a sabedoria de Sócrates e suas possíveis contribuições para a educação no que diz respeito ao processo de ensino-aprendizagem, sobretudo para o ensino de filosofia. A partir da reflexão de certas práticas utilizadas por Sócrates como a “ironia” e a “maiêutica”, buscamos avaliar como essas posturas podem ser úteis em sala de aula e como elas podem fomentar um ambiente escolar capaz de produzir um ensino-aprendizagem onde os alunos possam se tornar cada vez mais ativos e protagonistas na construção do próprio saber. Assim, o objetivo é aumentar o envolvimento dos alunos com a filosofia, no qual eles possam perceber um ensino capaz de despertar a consciência da própria realidade, seja essa realidade social, econômica, emocional, psicológica etc., e vivenciar uma filosofia prática. O público-alvo são os(as) estudantes do Ensino Médio, o que não quer dizer que as atividades, reflexões e conclusões desta pesquisa não possam ser utilizadas em outros níveis educacionais. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 8.0MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Sócrates | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | método | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | filosofia | pt_BR |
Título: dc.title | A SABEDORIA SOCRÁTICA NO ENSINO DE FILOSOFIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
2024_dis_fjfsouza.pdf | 7,84 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/778074/2/2024_dis_fjfsouza.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons