Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Pará (UFPA) | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Carvalho, Rafael Matos de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-12T14:22:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-12T14:22:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
identificador: dc.identifier.other | RafaelMatosdeCarvalho_LivroDigital_Final | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/778072 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Durante o exercício de docência, na Escola Municipal de Ensino Fundamental João Paulo II, identifiquei a presença de algumas ideias comuns ao discurso neoconservador, como desconsideração da desigualdade racial, a defesa da meritocracia e a defesa do punitivismo. Tais observações despertaram a necessidade de procurar entender como esses pensamentos são apropriados e reproduzidos entre os alunos, buscando entender as possíveis motivações para a defesa desses discursos. Diante desta perspectiva, buscamos elaborar uma proposta de ensino de História que tenha a potencialidade de estimular a reflexão sobre os ataques aos principais direitos fundamentais no Brasil. Assim, buscamos promover, no ensino de História, o ensino sobre a construção da democracia brasileira, da cidadania e dos direitos fundamentais. Apresentamos, neste trabalho, propostas para um ensino de História que se dedique a promover o conhecimento dos processos que levaram à construção da democracia no Brasil, como o conceito de cidadania foi transformado na história brasileira e como eventuais ataques aos direitos dos cidadãos são nocivos ao bom funcionamento do sistema democrático. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 11,0 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria; Ensino de História; Cidadania; Democracia; Consciência Histórica; Direitos. | pt_BR |
Título: dc.title | A conquista dos direitos: a constituição federal como recurso didático nas aulas de história e na educação democrática de jovens do ensino fundamental da escola pública. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Livro Digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
RafaelMatosdeCarvalho_LivroDigital_Final.pdf | 11,36 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/778072/2/RafaelMatosdeCarvalho_LivroDigital_Final.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons