A conquista dos direitos: a constituição federal como recurso didático nas aulas de história e na educação democrática de jovens do ensino fundamental da escola pública.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Pará (UFPA)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCarvalho, Rafael Matos de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-12T14:22:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-12T14:22:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherRafaelMatosdeCarvalho_LivroDigital_Finalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/778072-
Resumo: dc.description.abstractDurante o exercício de docência, na Escola Municipal de Ensino Fundamental João Paulo II, identifiquei a presença de algumas ideias comuns ao discurso neoconservador, como desconsideração da desigualdade racial, a defesa da meritocracia e a defesa do punitivismo. Tais observações despertaram a necessidade de procurar entender como esses pensamentos são apropriados e reproduzidos entre os alunos, buscando entender as possíveis motivações para a defesa desses discursos. Diante desta perspectiva, buscamos elaborar uma proposta de ensino de História que tenha a potencialidade de estimular a reflexão sobre os ataques aos principais direitos fundamentais no Brasil. Assim, buscamos promover, no ensino de História, o ensino sobre a construção da democracia brasileira, da cidadania e dos direitos fundamentais. Apresentamos, neste trabalho, propostas para um ensino de História que se dedique a promover o conhecimento dos processos que levaram à construção da democracia no Brasil, como o conceito de cidadania foi transformado na história brasileira e como eventuais ataques aos direitos dos cidadãos são nocivos ao bom funcionamento do sistema democrático.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent11,0 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistoria; Ensino de História; Cidadania; Democracia; Consciência Histórica; Direitos.pt_BR
Título: dc.titleA conquista dos direitos: a constituição federal como recurso didático nas aulas de história e na educação democrática de jovens do ensino fundamental da escola pública.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineLivro Digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons