Cabanos do Acará: as múltiplas possibilidades de usos de um website para o ensino de história da Cabanagem no município do Acará/Pará.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Pará (UFPA)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFrasão, Délcio Luis Balieiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-12T13:48:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-12T13:48:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherDelcioLuisBalieiroFrasão_DissertaçãoFinalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/778071-
Resumo: dc.description.abstractA dissertação aborda as múltiplas possibilidades de usos de website para o ensino de história tendo na história da Cabanagem o seu foco. O trabalho dialoga com os campos da história pública e da história local para discutir as histórias e as memórias sobre a Cabanagem no município do Acará/Pará. O município do Acará é reconhecido por boa parte de sua população como o berço da Cabanagem. Líderes do movimento cabano no século XIX tiveram origem nas terras do Acará e entre eles se destaca Félix Clemente Malcher, primeiro presidente cabano e proprietário de terras na região. Atualmente o município presta homenagens a história da Cabanagem através de nomes de prédios públicos, ruas, avenidas, além de manter preservados em sua zona rural importantes lugares de memória da Cabanagem tais como a Fazenda Acará-Açu, propriedade que pertenceu a Félix Clemente Malcher e que foi atacada pelas tropas imperiais e quase completamente destruída. Nas escolas e nas diversas comunidades do município alunos(as) e munícipes trazem em seus nomes os sobrenomes de líderes cabanos e em qualquer parte do município sempre é possível encontrar alguém que conhece alguma história ou causo da Cabanagem para contar. Ao longo do desenvolvimento dessa dissertação buscamos reunir em um website intitulado Cabanos do Acará parte dessas informações por meio da divulgação de entrevistas realizadas com professoras da rede pública de ensino, de fotografias e também através de verbetes que poderão ser atualizados por alunos e alunas da rede pública de ensino do Acará. Nessa dissertação o website é apresentado em sua fase de implantação e com ideias que consideramos iniciais e que, portanto, apresentam limitações, mas dão a dimensão do tamanho e das possibilidades que poderemos alcançar à medida que ele for sendo implementado como instrumento para o ensino de história da Cabanagem no município. A dissertação também apresenta um memorial sobre como me tornei professor de história, como vivi a experiência de uma pós-graduação em ensino de história em rede e como a história da Cabanagem também faz parte da trajetória que é minha e também da geração de estudantes da graduação em história da UFPA entre os anos 1990/2010. Entre as implicações práticas dessa dissertação destacamos o registro do website como projeto de ensino junto a Secretaria Estadual de Educação (SEDUC) a qual disponibilizou carga horária para a sua implementação na rede estadual de ensino do Acará no ano de 2024pt_BR
Tamanho: dc.format.extent7,42 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistoria; Ensino de História; Cabanagem; História Local; História Pública; Website.pt_BR
Título: dc.titleCabanos do Acará: as múltiplas possibilidades de usos de um website para o ensino de história da Cabanagem no município do Acará/Pará.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons