Sequência Didática para o Ensino de Probabilidade por Atividades Experimentais no 8º Ano

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCaetano, Leonardo Benedito Sarraf-
Autor(es): dc.contributor.authorSá, Pedro Franco de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-12T08:31:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-12T08:31:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-12-
identificador: dc.identifier.otherSequência Didática para o Ensino de Probabilidade por Atividades Experimentais no 8º Anopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/778059-
Resumo: dc.description.abstractCaro professor (a), O presente material didático é um produto educacional chamado “Guia de atividades”, parte integrante do trabalho de pesquisa intitulado de “Ensino de Probabilidade por Atividades Experimentais em uma Turma do 8º Ano”, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática, a nÍvel de Mestrado profissional da Universidade do Estado do Pará-UEPA, cuja finalidade é apresentar aos professores de Matemática do Ensino Fundamental – Anos Finais – um material que auxilie o ensino de probabilidades através de problemas. A partir dessa pespectiva, idealizamos este Guia de Atividades em que propomos uma sequência didática, utilizando como estratégia de ensino as seguintes tendências em Educação Matemática: Ensino por Atividades Experimentais e Resolução de Problemas. Acreditamos que a aplicação desta sequência didática poderá permitir ao aluno se tornar protagonista do seu processo de ensinoaprendizagem. As atividades propostas neste material foram validadas por meio da aplicação de uma sequência didática executada em uma turma de 8º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública municipal da cidade de Breves, na mesorregião do Marajó, no estado do Pará, obtendo resultados positivos referentes ao ensino de probabilidades. Portanto, o guia tem início com uma apresentação, seguida da fundamentação teórica, cinco atividades propostas e as considerações finais.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2119pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Probabilidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectAtividades Experimentais no 8º Anopt_BR
Título: dc.titleSequência Didática para o Ensino de Probabilidade por Atividades Experimentais no 8º Anopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais