
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Rabelo, Luyza Karla Dantas | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T22:25:32Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T22:25:32Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-18 | - |
| identificador: dc.identifier.other | TCC_Luyza_Karla_Dantas_Rabelo_dissertacao | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/778044 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo identificar e problematizar os modos como as religiões de matrizes africanas aparecem no livro didático de Sociologia do ensino médio, e pretende refletir sobre novas posturas epistemológicas e alternativas pedagógicas a abordagem de tais expressões culturais. A pesquisa é qualitativa por meio da análise de conteúdo. Defende a desnaturalização da versão etnocêntrica da nossa cultura e história, suas conexões com o Racismo, através do fomento à desconstrução do mito da Democracia Racial. Assim, buscar contribuir para a efetividade da Lei 11.645/08, destacando a Sociologia na abordagem dos conteúdos de Cultura Afro-brasileira e Africana. Pois os dados revelam que as religiões afro brasileiras são um dos principais motes do racismo estrutural. Os recorrentes casos de perseguição e múltiplas violências sofridas pelos “povos de terreiros” – psicológica, moral, física, patrimonial e/ou simbólica (ataques aos ritos, liturgias, símbolos e objetos sagrados) –, são expressões do racismo religioso, atinente a processos históricos e políticos marcados pela deslegitimação das manifestações culturais dos povos da diáspora africana. Destaca-se o potencial das aulas de sociologia para o incentivo à visibilidade social dos sistemas de pensamento e liturgia de adeptos das religiões afro-brasileiras, reafirmando seus valores, desconstruindo percepções etnocêntricas e demonizantes, que recrudescem preconceitos e discriminações. Entende-se que para fazer frente a todas as formas de preconceito e racismo religioso, o caminho ainda é a educação. Portanto, o debate e a reflexão sobre o racismo, possibilita o imperativo de desconstrução do mito da democracia racial, em vias de uma compreensão crítica da diversidade sociocultural através de uma educação multicultural. Os conteúdos do livro didático e a Lei 11.645/08, podem colaborar com alternativas pedagógicas mais operacionais e, por outro lado, buscar um ensino de Sociologia relacionado com o empírico. Este trabalho de conclusão de curso desenvolveu-se na modalidade “material didático” e assim propus um material de apoio sobre a temática para professores (as) de Sociologia no ensino médio. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 5,93 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de sociologia | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Racismo Religioso | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Matrizes africanas | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação antirracista | pt_BR |
| Título: dc.title | ENSINO DE SOCIOLOGIA E ANTIRRACISMO: desafios e alternativas pedagógicas para o trato da cultura e religiosidade afro-brasileira no contexto da Lei 11.645/08 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Sociologia | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Luyza Karla Dantas Rabelo.pdf | 6.08 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/778044/2/Luyza Karla Dantas Rabelo.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons