ENSINO DE SOCIOLOGIA E ANTIRRACISMO: desafios e alternativas pedagógicas para o trato da cultura e religiosidade afro-brasileira no contexto da Lei 11.645/08

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRabelo, Luyza Karla Dantas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T22:25:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T22:25:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-18-
identificador: dc.identifier.otherTCC_Luyza_Karla_Dantas_Rabelo_dissertacaopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/778044-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo identificar e problematizar os modos como as religiões de matrizes africanas aparecem no livro didático de Sociologia do ensino médio, e pretende refletir sobre novas posturas epistemológicas e alternativas pedagógicas a abordagem de tais expressões culturais. A pesquisa é qualitativa por meio da análise de conteúdo. Defende a desnaturalização da versão etnocêntrica da nossa cultura e história, suas conexões com o Racismo, através do fomento à desconstrução do mito da Democracia Racial. Assim, buscar contribuir para a efetividade da Lei 11.645/08, destacando a Sociologia na abordagem dos conteúdos de Cultura Afro-brasileira e Africana. Pois os dados revelam que as religiões afro brasileiras são um dos principais motes do racismo estrutural. Os recorrentes casos de perseguição e múltiplas violências sofridas pelos “povos de terreiros” – psicológica, moral, física, patrimonial e/ou simbólica (ataques aos ritos, liturgias, símbolos e objetos sagrados) –, são expressões do racismo religioso, atinente a processos históricos e políticos marcados pela deslegitimação das manifestações culturais dos povos da diáspora africana. Destaca-se o potencial das aulas de sociologia para o incentivo à visibilidade social dos sistemas de pensamento e liturgia de adeptos das religiões afro-brasileiras, reafirmando seus valores, desconstruindo percepções etnocêntricas e demonizantes, que recrudescem preconceitos e discriminações. Entende-se que para fazer frente a todas as formas de preconceito e racismo religioso, o caminho ainda é a educação. Portanto, o debate e a reflexão sobre o racismo, possibilita o imperativo de desconstrução do mito da democracia racial, em vias de uma compreensão crítica da diversidade sociocultural através de uma educação multicultural. Os conteúdos do livro didático e a Lei 11.645/08, podem colaborar com alternativas pedagógicas mais operacionais e, por outro lado, buscar um ensino de Sociologia relacionado com o empírico. Este trabalho de conclusão de curso desenvolveu-se na modalidade “material didático” e assim propus um material de apoio sobre a temática para professores (as) de Sociologia no ensino médio.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5,93 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de sociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRacismo Religiosopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMatrizes africanaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação antirracistapt_BR
Título: dc.titleENSINO DE SOCIOLOGIA E ANTIRRACISMO: desafios e alternativas pedagógicas para o trato da cultura e religiosidade afro-brasileira no contexto da Lei 11.645/08pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineSociologiapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFSOCIO


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons