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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Rabelo, Luyza Karla Dantas | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T22:25:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T22:25:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-18 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC_Luyza_Karla_Dantas_Rabelo_dissertacao | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/778044 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo identificar e problematizar os modos como as religiões de matrizes africanas aparecem no livro didático de Sociologia do ensino médio, e pretende refletir sobre novas posturas epistemológicas e alternativas pedagógicas a abordagem de tais expressões culturais. A pesquisa é qualitativa por meio da análise de conteúdo. Defende a desnaturalização da versão etnocêntrica da nossa cultura e história, suas conexões com o Racismo, através do fomento à desconstrução do mito da Democracia Racial. Assim, buscar contribuir para a efetividade da Lei 11.645/08, destacando a Sociologia na abordagem dos conteúdos de Cultura Afro-brasileira e Africana. Pois os dados revelam que as religiões afro brasileiras são um dos principais motes do racismo estrutural. Os recorrentes casos de perseguição e múltiplas violências sofridas pelos “povos de terreiros” – psicológica, moral, física, patrimonial e/ou simbólica (ataques aos ritos, liturgias, símbolos e objetos sagrados) –, são expressões do racismo religioso, atinente a processos históricos e políticos marcados pela deslegitimação das manifestações culturais dos povos da diáspora africana. Destaca-se o potencial das aulas de sociologia para o incentivo à visibilidade social dos sistemas de pensamento e liturgia de adeptos das religiões afro-brasileiras, reafirmando seus valores, desconstruindo percepções etnocêntricas e demonizantes, que recrudescem preconceitos e discriminações. Entende-se que para fazer frente a todas as formas de preconceito e racismo religioso, o caminho ainda é a educação. Portanto, o debate e a reflexão sobre o racismo, possibilita o imperativo de desconstrução do mito da democracia racial, em vias de uma compreensão crítica da diversidade sociocultural através de uma educação multicultural. Os conteúdos do livro didático e a Lei 11.645/08, podem colaborar com alternativas pedagógicas mais operacionais e, por outro lado, buscar um ensino de Sociologia relacionado com o empírico. Este trabalho de conclusão de curso desenvolveu-se na modalidade “material didático” e assim propus um material de apoio sobre a temática para professores (as) de Sociologia no ensino médio. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5,93 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Racismo Religioso | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Matrizes africanas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação antirracista | pt_BR |
Título: dc.title | ENSINO DE SOCIOLOGIA E ANTIRRACISMO: desafios e alternativas pedagógicas para o trato da cultura e religiosidade afro-brasileira no contexto da Lei 11.645/08 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Sociologia | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
Arquivos associados: | ||||
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Luyza Karla Dantas Rabelo.pdf | 6,08 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/778044/2/Luyza Karla Dantas Rabelo.pdfDownload |
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