A importância das aulas de educação física para o debate de gênero

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDutra, Sérgio Ricardo Aboud-
Autor(es): dc.contributorCopolillo, Martha Leonora Queiroz-
Autor(es): dc.contributorCorreia, Adriana Martins-
Autor(es): dc.creatorLins, Lucas Baptista Mousinho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:48:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:48:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-04-02-
Data de envio: dc.date.issued2019-04-02-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9025-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/778036-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem por objetivo apresentar e debater situações que acabam por tornar as aulas de educação física divididas por sexo, onde algumas práticas esportivas como o futebol é jogado apenas pelos meninos e outras atividades mais utilizadas ao sexo feminino são destinados às meninas. Nesse sentido, entendo a importância do debate e da visão crítica sobre esse assunto, uma vez que este está cada vez mais presente nas aulas de educação física. Vale ressaltar que essa situação reflete a sociedade em que vivemos, levando lógicas e valores para dentro dos muros das escolas. Dessa forma, esse trabalho monográfico buscou opiniões de docentes de educação física das redes municipal e estadual de educação localizados em São Gonçalo e Rio de Janeiro acerca desse tema, mostrando o quanto é difícil implementar esse tema transversal no âmbito escolar, mas que também é de suma importância para a formação dos alunos como sujeitos críticos-
Descrição: dc.descriptionThe present work aims to present and debate situations that end up making Physical Education classes divided by sex, where some sports practices such as football are played only by boys and other activities more used to females are aimed at girls. In this sense, I understand the importance of the debate and critical view about this subject, since it is increasingly present in Physical Education classes. It is worth mentioning that this situation reflects the society in which we live, taking logic and values within the walls of schools. Thus, this monographic work sought the opinions of Physical Education teachers of the municipal and state education networks located in São Gonçalo and Rio de Janeiro on this theme, showing how difficult it is to implement this cross-cutting theme in school, but it is also important for the formation of students as critical subjects.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectGênero-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física escolar-
Palavras-chave: dc.subjectSociedade-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física-
Palavras-chave: dc.subjectEsporte escolar-
Palavras-chave: dc.subjectGênero-
Palavras-chave: dc.subjectGender-
Palavras-chave: dc.subjectPhysical education school-
Palavras-chave: dc.subjectSociety-
Título: dc.titleA importância das aulas de educação física para o debate de gênero-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.