Abordagens educativas sobre o uso sustentável da água: contribuições da aprendizagem baseada em problemas com estudantes do ensino fundamental

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAndrade, Francisca Marli Rodrigues de-
Autor(es): dc.contributorPompilho, Wendel Mattos-
Autor(es): dc.contributorSilva, Jean Carlos Miranda da-
Autor(es): dc.contributorBedim, Juçara Gonçalves-
Autor(es): dc.creatorSouza, Daniela Faria-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:48:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:48:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-16-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27590-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/778034-
Descrição: dc.descriptionA água é um dos bens naturais mais preciosos da humanidade e a sua necessidade para a sobrevivência humana, dos ecossistemas e a manutenção das diferentes formas de vida é algo indiscutível. Estamos vivenciando uma crise ambiental sem precedentes e tal crise se dá por uma perspectiva utilitarista dos bens naturais onde a natureza é vista apenas como uma fonte de “suprimentos” para a sociedade, a exemplo dos recursos hídricos. Portanto, tendo em vista a situação alarmante da gestão hídrica do município de São José de Ubá, o presente trabalho possui dois objetivos principais: [I] analisar a utilização da metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) para abordar a problemática hídrica no município, com uma turma de ensino fundamental do Colégio Estadual Maria Leny Vieira Ferreira Silva; [II] conhecer as potencialidades da ABP associada à perspectiva da Educação Ambiental crítica na abordagem da gestão hídrica em São José de Ubá. Para alcançar os objetivos propostos foi desenvolvido um projeto de Educação Ambiental concebido em duas fases-uma teórica, onde os temas centrais foram discutidos; e uma prática, que consistiu na produção de cartazes, na confecção de um gotejador artesanal e na distribuição de mudas de árvores nativas para plantio. Para a realização da pesquisa foi adotada a abordagem qualitativa com enfoque descritivo; e, para a coleta de dados, foram utilizados a observação participante, um questionário socioeconômico, um diário de campo e materiais produzidos pelos estudantes. Os principais resultados, pertinentes ao primeiro objetivo da pesquisa, indicam que a metodologia ABP é apropriada e eficiente para se trabalhar questões ambientais com estudantes do ensino fundamental, inclusive sobre os recursos hídricos, nas suas múltiplas abordagens. Com relação ao segundo objetivo da pesquisa, os resultados demonstram que a abordagem da gestão dos recursos hídricos em São José de Ubá por meio da metodologia ABP atrelada a uma perspectiva de Educação Ambiental crítica, foi uma estratégia bastante válida e eficiente do ponto de vista da educação ambiental. Pois, as potencialidades dessas duas perspectivas teórico-metodológicas incitam o desenvolvimento de indivíduos mais participativos, engajados e com autonomia para intervirem em situações reais do meio em que vivem.-
Descrição: dc.descriptionWater is one of the most precious natural assets of humanity. Its need for the survival of the humans and ecosystems and the maintenance of different forms of life is unquestionable. We are experiencing an unprecedented environmental crisis and this crisis is due to a utilitarian perspective of natural goods where nature is seen only as a source of "supplies" for society, such as water resources. Therefore, in view of the alarming situation of water management of the municipality of São José de Ubá, the present study has two main objectives: [1] analyzing the use of the Problem-Based Learning (PBL) methodology to address the water problem in the municipality, with an elementary school class of Colégio Estadual Maria Leny Vieira Ferreira Silva; [2] knowing the potential of PBL associated with the perspective of critical environmental education in the approach to water management in São José de Ubá. In order to achieve the proposed objectives, an environmental education project was developed which is conceived in two phases - a theoretical one, where the central themes were discussed; and a practice one, which was consisted in producing posters, making a handmade dripper and in distributing native tree seedlings for planting. So as to perform this research, a qualitative approach with a descriptive focus was adopted; and for data collection, a participant observation, a socioeconomic questionnaire, a field diary and materials found by the students were used. The main results, pertinent to the first objective of the research, indicate that the PBL methodology is appropriate and efficient for working with environmental issues with elementary school students, even on water resources, in its multiple approaches. Regarding the second objective of the research, the results demonstrate that the approach of water resource management in São José de Ubá through the PBL methodology linked to a critical environmental education perspective, was a very valid and efficient strategy from the point of view of environmental education. Since the potentialities of these two theoretical methodological perspectives encourage the development of more participatory, engaged and autonomous individuals to intervene in real situations of the environment in which they live.-
Descrição: dc.description85 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectRecursos hídricos-
Palavras-chave: dc.subjectABP-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectWater resources-
Palavras-chave: dc.subjectPBL-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental education-
Palavras-chave: dc.subjectElementary school-
Título: dc.titleAbordagens educativas sobre o uso sustentável da água: contribuições da aprendizagem baseada em problemas com estudantes do ensino fundamental-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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