A construção do indivíduo social na escola

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBarreto, Alessandra Siqueira-
Autor(es): dc.contributorMiller, Joana-
Autor(es): dc.contributorVassalo, Simone Pondé-
Autor(es): dc.creatorSilva, Taciana Barros da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:48:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:48:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-14-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-14-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6706-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/778029-
Descrição: dc.descriptionEsta monografia é resultado do trabalho de campo feito na Unidade de Educação Infantil da Universidade Federal Fluminense. A Creche UFF, está localizada no campus Gragoatá da UFF na cidade de Niteroi/Rj. A pesquisa foi realizada com a turma na idade pré-escolar entre 1 ano e meio a 2 anos e meio, chamada “grupo azul”, objetivando observar como se dá o desenvolvimento social da criança na escola, quais os fatores de contribuição para que a sociabilidade da criança se desenvolva e as dificuldades de aprendizagem. O domínio do código linguístico é fundamental para o desenvolvimento intelectual, psíquico e social dos indivíduos em uma sociedade e neste trabalho será tratado, também, sobre como a aquisição da lnguame por tare da criança ajuda na identificação dela mesma como um ser social. Esta pesquisa procura abranger o universo dos educandos e sua relação com os educadores. O trabalho foi feito com observação participante convivendo e vendo de perto o progresso das crianças no âmbito social. Minha observação consistiu em perceber as crianças e como elas vão se descobrindo um ser social, como os professores inserem os alunos na vida um do outro. E foi percebido a grande responsabilidade do educador no contexto da sociedade contemporânea como cidadão e como propiciador de cidadania a outros pequenos cidadãos. Os objetivos do trabalho são compreender as dificuldades de desenvolver a afetividade no relacionamento entre docente e alunos e entre alunos e colegas de turma, compreender a influencia da brincadeira no desenvolvimento infantil, compreender o desenvolvimento da narrativa na criança e o desenvolvimento da linguagem oral e papel de todos esses fatores na construção do individuo social-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectIndivíduo social-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento social-
Palavras-chave: dc.subjectNarrativa da criança-
Palavras-chave: dc.subjectAfetividade-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento infantil-
Palavras-chave: dc.subjectDificuldade de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectRelação professor-aluno-
Palavras-chave: dc.subjectCreche-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade Federal Fluminense-
Palavras-chave: dc.subjectNiterói (RJ)-
Título: dc.titleA construção do indivíduo social na escola-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.