Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Barreto, Alessandra Siqueira | - |
Autor(es): dc.contributor | Miller, Joana | - |
Autor(es): dc.contributor | Vassalo, Simone Pondé | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Taciana Barros da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:48:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:48:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-06-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-06-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/6706 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/778029 | - |
Descrição: dc.description | Esta monografia é resultado do trabalho de campo feito na Unidade de Educação Infantil da Universidade Federal Fluminense. A Creche UFF, está localizada no campus Gragoatá da UFF na cidade de Niteroi/Rj. A pesquisa foi realizada com a turma na idade pré-escolar entre 1 ano e meio a 2 anos e meio, chamada “grupo azul”, objetivando observar como se dá o desenvolvimento social da criança na escola, quais os fatores de contribuição para que a sociabilidade da criança se desenvolva e as dificuldades de aprendizagem. O domínio do código linguístico é fundamental para o desenvolvimento intelectual, psíquico e social dos indivíduos em uma sociedade e neste trabalho será tratado, também, sobre como a aquisição da lnguame por tare da criança ajuda na identificação dela mesma como um ser social. Esta pesquisa procura abranger o universo dos educandos e sua relação com os educadores. O trabalho foi feito com observação participante convivendo e vendo de perto o progresso das crianças no âmbito social. Minha observação consistiu em perceber as crianças e como elas vão se descobrindo um ser social, como os professores inserem os alunos na vida um do outro. E foi percebido a grande responsabilidade do educador no contexto da sociedade contemporânea como cidadão e como propiciador de cidadania a outros pequenos cidadãos. Os objetivos do trabalho são compreender as dificuldades de desenvolver a afetividade no relacionamento entre docente e alunos e entre alunos e colegas de turma, compreender a influencia da brincadeira no desenvolvimento infantil, compreender o desenvolvimento da narrativa na criança e o desenvolvimento da linguagem oral e papel de todos esses fatores na construção do individuo social | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indivíduo social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativa da criança | - |
Palavras-chave: dc.subject | Afetividade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dificuldade de aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relação professor-aluno | - |
Palavras-chave: dc.subject | Creche | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidade Federal Fluminense | - |
Palavras-chave: dc.subject | Niterói (RJ) | - |
Título: dc.title | A construção do indivíduo social na escola | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: