Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Queiróz, Paulo Pires | - |
Autor(es): dc.contributor | Teixeira, Rosana da Câmara | - |
Autor(es): dc.contributor | Silveira, Elisabete Cristina Cruvello da | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Gustavo Dias da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:48:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:48:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9832 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/778025 | - |
Descrição: dc.description | O currículo mínimo de Sociologia do Estado do Rio de Janeiro foi estabelecido a partir do ano de 2012. No entanto, ainda que ele possua um caráter prescritivo, identificamos no cotidiano escolar uma diversidade de práticas e relações estabelecidas com este instrumento de centralização curricular. Neste sentido propomos uma investigação que permita-nos ouvir as vozes dos professores sobre a aplicabilidade o currículo. A partir do método qualitativo e de entrevistas, pretende-se observar 4 eixos fundamentais nesta relação: os professores; o currículo; a escola; a prática. Articulando as concepções sobre esses elementos percebidas nas entrevistas com a discussão teórica de currículo e formação de professor, tentaremos mapear as trajetórias percorridas, os obstáculos e a superação dos desafios encontrados no decorrer do exercício do currículo mínimo da disciplina. Assim esta investigação contribui para fomentar o debate em torno do desenvolvimento da Sociologia Escolar | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola básica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rio de Janeiro (Estado) | - |
Título: dc.title | Vozes do currículo: observações sobre a aplicabilidade do currículo mínimo de sociologia do estado do Rio de Janeiro | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: