O que é neodocumentação?: acompanhando a formação da rede, dos discursos e das agências a partir das obras de Niels Lund, Michael Buckland, Ronald Day e Bernd Frohmann

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza, Elisabete Gonçalves de-
Autor(es): dc.contributorGonzález de Gomez, Maria Nélida-
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Jac-
Autor(es): dc.contributorJuvêncio, Carlos Henrique-
Autor(es): dc.contributorLima, Marcia Heloisa Tavares de Figueredo-
Autor(es): dc.contributorAraújo, Carlos Alberto Ávila-
Autor(es): dc.creatorSanches Neto, Asy Pepe-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:48:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:48:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-30-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26731-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/778008-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa tem por objetivo compreender os conceitos de documento e documentação e a trajetória do movimento chamado de neodocumentação a partir da produção em língua anglófona de Michael Buckland, Niels Lund, Ronald Day e Bernd Frohmann. Como método de trabalho utilizamos a produção científica destes autores. Traçando as agências que se formavam, os comentários que faziam e os enunciados que escreviam, de modo a privilegiar as múltiplas abordagens utilizadas pelos autores na construção de um artigo, livro ou uma apresentação, recorrendo tanto aos capítulos e seções de seus trabalhos, quanto às notas de rodapé, de agradecimentos, referências etc. Através do exame de todas estas partes de suas obras, identificamos três grandes temas que se ligam aos tópicos abordados: a) a forma de construção da rede da neodocumentação; b) os conceitos, práticas e contextos que os fizeram migrar para uma nova abordagem conceitual, cuja ênfase concentra-se na crítica à informação e no impacto das novas tecnologias de comunicação sobre as formas de vida e socialização; c) a formação de uma agenda própria da neodocumentação, principalmente impulsionada pela dúvida: “o que é um documento?”. O processo de análise, construído na interlocução com suas produções, permitiu-nos conhecer o trajeto teórico e epistemológico delineado pelos autores e algumas de suas respostas sobre a questão do documento, categorizadas como sendo de dois tipos: 1. abordagem binária à questão, o que ser pode ser um documento ou não ser um documento a partir da compreensão das redes às quais um determinado objeto ou coisa se liga (a ênfase está sobre o que um documento representa.); 2. um caminho de resposta móvel à questão, retirando a centralidade da lógica da representação e a incidindo sobre a lógica de ação, ou seja, o que uma determinada coisa deve fazer para que seja considerada um documento? (a ênfase está sobre o que um documento faz). Os resultados desta pesquisa estão nas seções que tematizam e buscam individualizar cada um desses pontos de destaque. Concluímos a pesquisa apontando que os resultados aqui apresentados expressam que as práticas de documentação se ligam aos contextos culturais de sua produção e que devem ser validadas em múltiplos contextos, igualmente concluímos que a experiência da neodocumentação, sobretudo no que se refere à formação do departamento de estudos da documentação de Tromsø, Noruega (conhecido como Dokvit), permite fazermos uma autocritica sobre como estamos estruturando nossos currículos nos departamentos de ensino, se afastados ou integrados com a sociedade, uma vez que documentos são vistos como formas culturais de expressão e agência. Nesse sentido, acreditamos que o acompanhamento da formação da neodocumentação nos permitem avaliar nossos próprios métodos de construção das bibliotecas e da biblioteconomia no Brasil.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThe present research aims to understand the concepts of document and documentation and the trajectory of the movement called neodocumentation from the intellectual productions published in English by Michael Buckland, Niels Lund, Ronald Day and Bernd Frohmann. As a research methodology, we analyzed the scientific production of these authors, tracing the agencies that were formed, the comments they made and the statements they wrote, in order to privilege the multiple approaches used by the authors in the construction of an article, book or a presentation, using both chapters and sections of their works, as well as footnotes, acknowledgments, references, etc. Through the examination of all these parts of his works, we identified three major themes that are linked to the topics covered: a) the way of building the neodocumentation network; b) the concepts, practices and contexts that made them migrate to a new conceptual approach, whose emphasis is focused on the critique of information and the impact of new communication technologies on ways of life and socialization; c) the formation of an agenda for neodocumentation, mainly driven by the question: “what is a document?” The process of analysis of the production of these authors, with the main objective of building a dialogue between their productions, allowed us to better understand the theoretical-epistemological path outlined by the authors and some of their answers on the question of the document, categorized as being of two types: 1. binary approach to the question, in which one can be a document or not be a document based on the understanding the networks to which a particular object or thing connects (the emphasis is on what a document represents.); 2. a mobile answer path to the question, removing the centrality of the logic of representation and focusing it on the logic of action, that is, what must a certain thing do to be considered a document? (emphasis is on what a document does). The results of this research were expressed during the sections that thematize and seek to individualize each of these highlights. We conclude the research by pointing out that the results presented here express that documentation practices are linked to the cultural contexts of their production and that they must be validated in multiple contexts. Dokvit, allow greater integration with society and the community, since documents are seen as cultural forms of expression and agency. In this sense, we believe that monitoring the formation of neodocumentation allows us to evaluate our own methods of building libraries and librarianship in Brazil.-
Descrição: dc.description280 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectDocumentação-
Palavras-chave: dc.subjectEpistemologia-
Palavras-chave: dc.subjectDocumentos-
Palavras-chave: dc.subjectNeodocumentação-
Palavras-chave: dc.subjectMichael Buckland-
Palavras-chave: dc.subjectNiels Lund-
Palavras-chave: dc.subjectRonald Day-
Palavras-chave: dc.subjectBernd Frohmann-
Palavras-chave: dc.subjectDocumentação (Biblioteconomia)-
Palavras-chave: dc.subjectEpistemologia-
Palavras-chave: dc.subjectBuckland, Michael K.-
Palavras-chave: dc.subjectDay, Ronald E., 1959--
Palavras-chave: dc.subjectDocumentation-
Palavras-chave: dc.subjectEpistemology-
Palavras-chave: dc.subjectDocuments-
Palavras-chave: dc.subjectNeodocumentation-
Palavras-chave: dc.subjectMichael Buckland-
Palavras-chave: dc.subjectNiels Lund-
Palavras-chave: dc.subjectRonald Day-
Palavras-chave: dc.subjectBernd Frohmann-
Título: dc.titleO que é neodocumentação?: acompanhando a formação da rede, dos discursos e das agências a partir das obras de Niels Lund, Michael Buckland, Ronald Day e Bernd Frohmann-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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