Sequência didática para introdução à relatividade restrita com o aplicativo espaço-tempo relativísticos

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorHuguenin, José Augusto Oliveira-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5806476476274947-
Autor(es): dc.contributorFarias, Eliel Eleuterio-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9004306405087462-
Autor(es): dc.contributorSantos, Mayara de Carvalho-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8010271707479823-
Autor(es): dc.contributorSilva, Ladário da-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3743563498830737-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4309170188826955-
Autor(es): dc.creatorLima, Carlos Felipe de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:48:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:48:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-11-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-11-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25662-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2021.mp.93701691720-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/778003-
Descrição: dc.descriptionNesta dissertação, respaldada pelo método dos três momentos pedagógicos, defende-se que o uso de uma tecnologia digital suscita e desperta nos discentes um desejo significativo em aprender, pois esse tipo de tecnologia é bem familiar aos alunos nos dias atuais. O uso da Internet e o advento dos Smartphones proporciona-lhes um efeito facilitador posto que é parte indissolúvel do seu cotidiano. Deste modo, fizemos o uso de um aplicativo (Tempo e Espaço Relativísticos) empírico que interage com o aluno de forma lúdica e,de certa forma, elucidativa para a aprendizagem. Os conceitos deste aplicativo são baseados na Teoria da Relatividade Restrita cuja estrutura é a apresentação de uma nave experimentando a sua contração no espaço e a dilatação do tempo na Terra, conteúdo estes que no Ensino Médio, a meu ver,são partes fundamentais e relevantes. A proposta foi aplicada no 1o ano do ensino Médio, em que o método dos 3MP nos ensina três instantes fundamentais: a Problematização Inicial, a Organização do Conhecimento e, por fim, a Aplicação do Conhecimento. É nesta parte final que lançamos mão do aplicativo como parte facilitadora na aprendizagem do educando. Facilitadora pelo fato de os alunos dominarem aplicativos e gostarem do seu uso, bem como torna o conceito de relatividade mais amigável no seu conteúdo que,por ventura, é visto como complexo tanto física e matematicamente-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES-
Descrição: dc.descriptionIn this dissertation, supported by the method of the Three Pedagogical Moments (3PM) - method develop ad devised by Delizoicov et al. (1991), it is argued that the use of digital technology raises and awakens in students a significant desire to learn, as this type of technology is inherent to students today. The use of the Internet and the advent of Smartphones provide a facilitating effect since it is an indissoluble part of their daily lives. Thus, we took into account the use of an empirical application (Relativistic Time and Space) that interacts with the student in a playful and, in a way, enlightening way for learning. The application concepts are based on the Theory of Special Relativity whose structure is a presentation of a spaceship experiencing its contraction length and time dilation on Earth, content that in High School, in my point of view, are fundamental and relevant parts. The proposal was applied in a similar year 10(GCSE) in UK, in which the 3PM method teaches us three fundamental moments: Generating an Initial Problem, Knowledge Organization and, finally, Knowledge Application. It is in this final part that we use the application as a facilitator in the student's learning. Facilitating by the fact that students master applications and enjoy their use, as well as making the concept of relativity friendlier in its content, which, by chance, is seen as complex both physically and mathematically-
Descrição: dc.description118 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAplicativo-
Palavras-chave: dc.subjectRelatividade restrita-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectApplication-
Palavras-chave: dc.subjectSpecial relativity-
Palavras-chave: dc.subject3 MP-
Título: dc.titleSequência didática para introdução à relatividade restrita com o aplicativo espaço-tempo relativísticos-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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