Educação e o exercício da cidadania no Brasil: o debate sobre a inclusão da disciplina Ciência Política na grade curricular obrigatória do ensino médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLeidens, Letícia Virginia-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Fernanda Andrade-
Autor(es): dc.contributorCassol, Sabrina-
Autor(es): dc.creatorBarbosa, Lais Gil Marchon-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:48:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:48:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-10-14-
Data de envio: dc.date.issued2021-10-14-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/23545-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/778002-
Descrição: dc.descriptionA população brasileira, em geral, pouco demonstra interesse por assuntos políticos e que envolvam o exercício da cidadania, fator que reflete diretamente um contexto social, com pouca consciência coletiva. Pensando neste quadro e nas possibilidades de mudanças, a educação e o direito à educação aparecem como suportes para isso, inclusive para o reconhecimento da soberania popular, da democracia e do exercício dos direitos. Além disso, a construção de cidadãos ativos, críticos e mais engajados são condições para se alcançar uma mudança daquela realidade. Busca-se discutir o cenário da educação para o exercício da cidadania no Brasil, com recorte ao debate da inserção da disciplina ciência política na grade curricular obrigatória do ensino médio no Brasil. A problemática reside na identificação da lacuna na educação formal do ensino médio, no que toca à temas vinculados ao exercício da cidadania dos jovens e questiona-se, se a inclusão de uma nova disciplina poderá trabalhar na perspectiva de uma mudança futura. Identifica-se a falta de informação e acesso à elaboração do conhecimento como barreiras ao pretenso alcance, sendo as escolas o lócus ideal para a construção do senso crítico dos jovens-
Descrição: dc.descriptionThis study aims to demonstrate that education for citizenship in Brazil, despite being one of the main objectives of compulsory education, has not been observed by the current Brazilian compulsory curriculum. The Brazilian population, in general, is not interested in political issues, and does not have a socially active position to change the social context in which it is inserted. This framework needs to be modified, considering that popular sovereignty is one of the foundations of the Brazilian Republic. Thus, it is of paramount importance that the Brazilian population become more politically active, more engaged and more critical of those in power. This work aims to demonstrate that through the inclusion of the discipline Political Science in the compulsory curriculum of high school, this framework can be modified in the long term. One of the reasons for the indifference of the Brazilian with the political situation is the lack of information, and the school is an ideal lócus for the construction of critical sense and promote knowledge in this area-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherMacaé-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectCidadania-
Palavras-chave: dc.subjectCiência política-
Palavras-chave: dc.subjectEscola-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectDireito à educação-
Palavras-chave: dc.subjectCiências políticas-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectCitizenship-
Palavras-chave: dc.subjectPolitical science-
Palavras-chave: dc.subjectSchool-
Palavras-chave: dc.subjectHigh school-
Título: dc.titleEducação e o exercício da cidadania no Brasil: o debate sobre a inclusão da disciplina Ciência Política na grade curricular obrigatória do ensino médio-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.