Mapeamento e análise do processo de tratamento dos itens discrepantes: estudo de caso em uma empresa do ramo aeronáutico

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorStefano, Ercilia de-
Autor(es): dc.contributorPereira, José Cristiano-
Autor(es): dc.contributorGuizze, Carmen Lúcia Campos-
Autor(es): dc.contributorFreitag, Alberto Eduardo Besser-
Autor(es): dc.creatorLuzia, Bruno Bonifácio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:48:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:48:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-30-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-30-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/23751-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777996-
Descrição: dc.descriptionA crescente necessidade de custos mais baixos no processo produtivo condiz com a maior competitividade entre as empresas. Dessa forma, torna-se indispensável controlar as finanças e os processos sem afetar negativamente o serviço ao cliente. Neste contexto, a gestão da cadeia de suprimentos surge como um assunto primordial através do qual as empresas podem obter vantagem competitiva. Neste periódico são tratados os tópicos de gestão de estoques, gestão logística, gestão de relacionamento e sistemas integrados, todos relacionados ao assunto da cadeia de suprimentos. O objetivo deste trabalho é estudar e desenvolver uma forma de melhorar o fluxo do processo do tratamento de itens discrepantes recebidos de fornecedores. Por este motivo, é necessário um entendimento amplo da cadeia e um bom relacionamento com os mesmos e, junto a isso, um fluxo interno melhor definido e padronizado que, consequentemente, acarreta em um processo geral otimizado. Quanto à abordagem metodológica, a natureza da pesquisa é classificada como aplicada, com seus objetivos exploratórios, além do método utilizado ser o estudo de caso e a abordagem na coleta e análise de dados quantitativa. O estudo de caso foi realizado durante o ano de 2021, mostrando a evolução do modelo de relacionamento com os fornecedores e a metodologia implementada pela organização, buscando verificar a presença ou não das características apresentadas. Os resultados do projeto geram a percepção de que, embora tenha havido uma evolução na gestão da cadeia de suprimentos com uma melhor relação com seus fornecedores e redução nos tempos da solução das discrepâncias, ainda existe um longo caminho a ser trilhado para atingir a relação de parceria apresentada-
Descrição: dc.descriptionThe growing need for lower costs in the production process is consistent with greater competitiveness between companies. As such, it becomes essential to control finances and processes without negatively affecting customer service. In this context, supply chain management emerges as a primary issue through which companies can gain competitive advantage. This journal deals with the topics of inventory management, logistics management, relationship management and integrated systems, all related to the supply chain issue. The objective of this work is to study and develop a way to improve the process flow of handling discrepant items received from suppliers. For this reason, it is necessary to have a broad understanding of the chain and a good relationship with them and, together with that, a better defined and standardized internal flow, which, consequently, leads to an optimized overall process. As for the methodological approach, the nature of the research is classified as applied, with its exploratory objectives, in addition to the method used being the case study and the approach to collecting and analyzing quantitative data. The case study was carried out during 2021, showing the evolution of the relationship model with suppliers and the methodology implemented by the organization, seeking to verify the presence or absence of the characteristics presented. The project's results generate the perception that, although there has been an evolution in the supply chain management with a better relationship with its suppliers and reduction in discrepancies resolution times, there is still a long way to go to reach the relationship of partnership presented-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherPetrópolis-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectGestão da cadeia de suprimentos-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise e melhoria de processos-
Palavras-chave: dc.subjectDiscrepâncias-
Palavras-chave: dc.subjectFornecedores-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração de material-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise de processo-
Palavras-chave: dc.subjectFornecedor-
Palavras-chave: dc.subjectSupply chain management-
Palavras-chave: dc.subjectProcess analysis and improvement-
Palavras-chave: dc.subjectDiscrepancies-
Palavras-chave: dc.subjectSuppliers-
Título: dc.titleMapeamento e análise do processo de tratamento dos itens discrepantes: estudo de caso em uma empresa do ramo aeronáutico-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.