Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cavaliere, Ricardo Stavola | - |
Autor(es): dc.contributor | Castro, Giselle Trajano Ignacio | - |
Autor(es): dc.contributor | Kaltner, Leonardo Ferreira | - |
Autor(es): dc.creator | Cardoso, Bárbara Franco | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:48:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:48:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/21834 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777990 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho busca examinar o desenvolvimento do ensino da língua espanhola no Brasil durante o século XX e compreender o propósito do professor Antenor Nascentes ao produzir sua Gramática da Língua Espanhola, primeira obra deste idioma publicada em um país, naquele momento, pouco receptível à cultura hispano-americana. Com base nos preceitos da Historiografia da Linguística, esta pesquisa também visa a identificar os problemas existentes no magistério do Espanhol, no Brasil, ao longo do século passado, descrevendo fatos relacionados ao processo de educação linguística à época da Gramática da Língua Espanhola do professor Nascentes. Para alcançar esses objetivos, procurou-se, a partir do cenário sociocultural e econômico do recorte temporal determinado, traçar o percurso acadêmico desse ilustre professor em perspectiva historiográfica e, por meio de uma análise descritiva, explicar a metodologia utilizada por esse educador na composição de sua Gramática de Língua Espanhola. Por fim, almeja-se que este estudo possa contribuir para futuras investigações sobre o ensino da língua espanhola como texto inserido em um cenário bibliográfico mais amplo acerca do tema em tela | - |
Descrição: dc.description | This work aims to examine the development of the Spanish language teaching in Brazil in the 20th century and to investigate the purpose of Professor Antenor Nascentes in writing Gramática da Língua Espanhola, the first work of this type published in a country where there was little reception to Hispanic-American culture at that time. Based on the precepts of Historiography of Linguistics, this research also aims to identify the problems that existed in the Spanish language teaching in Brazil over the past century, describing facts related to the process of linguistic education at the time of Professor Nascentes' Gramática da Língua Espanhola. To achieve these objectives, we sought to trace the academic path of this celebrated professor from a historiographical perspective, taking into consideration the social-cultural and economical scenario of the determined time frame and, through a descriptive analysis, explain the methodology used by this educator in the composition of his Gramática de Língua Espanhola. Finally, it is expected that this study can contribute to future investigations on the Spanish language teaching as a text inserted in a broader bibliographic scenario on the matter at hand | - |
Descrição: dc.description | 187 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua espanhola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Antenor Nascentes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Século XX | - |
Palavras-chave: dc.subject | Historiografia da linguística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua espanhola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Historiografia linguística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de línguas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Spanish Language | - |
Palavras-chave: dc.subject | Antenor Nascentes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Twentieth Century | - |
Palavras-chave: dc.subject | Historiography of Linguistics | - |
Título: dc.title | Antenor Nascentes e a língua espanhola no Brasil do século XX: um passeio historiográfico pelo ensino do idioma na educação básica | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: