Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Bernardo Barros Coelho de | - |
Autor(es): dc.contributor | Pessoa, Patrick Estellita Cavalcanti | - |
Autor(es): dc.contributor | Castro, Pedro Süssekind Viveiros de | - |
Autor(es): dc.creator | Pinto, Matheus Fernandes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:48:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:48:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-06-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-06-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/6721 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777986 | - |
Descrição: dc.description | Esta monografia objetiva apresentar a teoria da narrativa em Walter Benjamin. A narrativa é uma forma de comunicação que carrega consigo as marcas da oralidade, fazendo com que a linha que separa narrador e ouvinte seja muito tênue e determinada por uma constante alternação de papéis. Para compreender não só a natureza da narrativa, mas também as causas que instauram uma crise da narrativa na modernidade, voltamo-nos aos processos cognitivos que envolvem o ato de narrar. Notamos, então, que a narrativa é fruto de uma modalidade histórica da memória, a experiência (Erfahrung), a qual se contrapõe a uma segunda modalidade, que por sua vez constitui a subjetividade do homem moderno, a vivência (Erlebnis). Se a experiência é matéria da tradição e incorpora na rememoração os elementos da vida coletiva aos da vida privada, a vivência é o distintivo de um indivíduo ao mesmo tempo autônomo e segregado dos laços sociais. A tenção existente entre experiência e vivência fundamenta o conflito entre a narrativa e as principais formas de comunicação contemporâneas, o romance e a informação. A relação entre as três formas de comunicação completa o quadro da teoria da narrativa em Walter Benjamin. | - |
Descrição: dc.description | This monography presents the theory of storytelling in Walter Benjamin. Storytelling is a form of communication that carry along the marks of orality, turning tenuous the line that separates the listener from the storyteller, which alternate their roles constantly. To understand not just the nature of storytelling, but also the reasons that establish the crisis of storytelling in modernity, we go back to the cognitive processes that envolve the act of storytelling of narrating. In doing so, we note that storytelling descends of a historical modality of memory called experience (Erfahrung), that opposes itself in relation to a second modality, which in turn constitutes the subjectivity of the modern man and is called lived experience (Erlebnis). If experience is the matter of tradition and merges the components of private life into the collective lives of communities, lived experience is the distinctive of the individual at the same time autonomous and segregated from social bonds. The tensions between experience and lived experience found the conflict between storytelling and the major contemporary forms of communication, the novel and the information. The relation between the three forms of communication completes the frame of the theory of storytelling in Walter Benjamin. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Walter Benjamin | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experiência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vivência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Romance | - |
Palavras-chave: dc.subject | Informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise do discurso narrativo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Benjamin, Walter, 1892-1940 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processo cognitivo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Subjetividade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Storytelling | - |
Palavras-chave: dc.subject | Walter Benjamin | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experience | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lived experience | - |
Palavras-chave: dc.subject | Novel | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information | - |
Título: dc.title | A Teoria da Narrativa em Walter Benjamin | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: